top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Meia tonelada de carne de búfalo assada será destaque em feira no Vale do Rio Pardo


De 14 a 17 de março de 2024, o município de Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, promoverá mais uma festa do búfalo. O evento visa a promoção e o desenvolvimento do município além de fomentar a bubalinocultura. Nesta 9ª edição, o vice-presidente da Associação dos Criadores de Búfalos (Ascribu), Rafael Gonçalves, destaca que a associação foi desafiada a assar, ao contrário de uma carcaça como em edições anteriores, duas carcaças de búfalo.


Uma será assada e servida na sexta-feira, dia 15 de março, e a outra, no dia seguinte. Cada carcaça tem em torno de 220 quilos. Portanto, o público deverá degustar meia tonelada de carne de búfalo nos dois dias. “Neste evento, pretendemos fomentar a participação de empresas ligadas ao segmento do búfalo, tanto empresas que trabalham com derivados de leite de búfalo como as que trabalham com carne de búfalo”, explica Gonçalves.


O vice-presidente da Ascribu lembrou que, na edição do ano passado, o evento já foi um sucesso apenas com uma carcaça de búfalo assada, quando mais de mil pessoas, segundo ele, degustaram e elogiaram a maciez e qualidade de um novilho cuja carcaça tinha um ótimo acabamento de gordura. “Para a Ascribu, esse evento tem extrema importância porque divulga a carne de búfalo para um público que eventualmente ainda não tenha provado”, conclui.


Já a expectativa do prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, é que a 9ª Festa do Búfalo e 7ª Expofeira do município movimentem mais uma vez a cidade e alavanquem o setor de criação de búfalos no município e região. “Fizemos um trabalho junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e sindicatos dos trabalhadores rurais do município, então teremos um espaço para a Agricultura Familiar expor seus produtos”, adianta.


De acordo com Thiesen, o setor do agronegócio também terá um espaço para exposição e comercialização. Um outro pavilhão abrigará empresas da região, no sentido de valorizar também as atividades comerciais locais.

bottom of page