Visita técnica ao pomar LM Parceria Rural será destaque do 2º Enapecan
- Artur Chagas
- há 23 horas
- 2 min de leitura

O 2º Encontro Nacional de Pecanicultura, (Enapecan), que ocorre nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no Campus da Ulbra, em Cachoeira do Sul (RS), terá como uma de suas atrações a visita técnica à uma área de 32 hectares do pomar LM Parceria Rural, dos proprietários Mauro Carrion e Lauderi Ladwig. O Enapecan é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e é o maior encontro nacional dedicado à cultura da noz-pecã no Brasil.
A visita ao pomar, que fica no distrito de Taboão, vai ocorrer na tarde de sexta-feira, dia 7, após o painel “Inovações na Pecanicultura Brasileira”, com moderação da vice-presidente do IBPecan, Maria Tereza de Carli. Um dos proprietários da área, Mauro Carrion, adianta que o objetivo será mostrar como é feito o manejo no pomar, além de uma demonstração com uso de drones. “A nossa propriedade soma no total 300 hectares, sendo 32 deles destinados à pecanicultura”, informa.
Carrion destaca que o pomar foi plantado entre os anos de 2008 e 2010 sendo em torno de 75% da área com a variedade Barton. “A área é totalmente irrigada e por ser um dos primeiros pomares com fins comerciais plantados no Rio Grande do Sul, acabou pagando o preço do pioneirismo e, por isso, várias correções de rota foram necessárias”, observa.
Com relação às práticas de sustentabilidade, o local tem acompanhamento permanente de um engenheiro agrônomo especializado em noz-pecã. “No dia da visita, mostraremos nosso trabalho voltado à sustentabilidade com o uso da tecnologia. Por exemplo, a colheita é feita com o chamado guarda-chuva, técnica de colheita mecanizada que utiliza uma estrutura semelhante a um guarda-chuva invertido para coletar as nozes que são sacudidas da árvore”, revela, colocando que essa tecnologia moderna aumenta a eficiência e a produtividade, substituindo métodos manuais que são mais lentos.
O 2° ENAPecan é uma realização do IBPecan em conjunto com a Prefeitura de Cachoeira do Sul, Emater e Embrapa. Possui o apoio de Pecanita, LM Parceria Rural, Pró-Pecã, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ulbra e Sebrae.


