• AgroEffective/ABCCC

Vídeo que une surf e cavalo Crioulo faz sucesso na internet


O que era apenas uma brincadeira entre amigos virou uma das sensações da internet no final do ano passado. Unindo um cavalo Crioulo e uma prancha de surf, eles criaram o Surf Criollo, que despertou a curiosidade de muitos internautas.

Conforme Eduardo Linhares da Silva, sócio do Surfari, site que divulga a cultura do surf e skate, o "esporte" foi criado por acado. Quando adolescente, em Uruguaiana (RS), onde cresceu em meio a uma tradicional família de agropecuaristas, fez um vídeo para uma aula de inglês. "Um belo dia a gente inventou de puxar um saco de ração por um carro no meio do barro. Depois a gente trocou o saco por uma prancha e depois trocou o carro por um cavalo. E a prancha caiu para dentro da água e foi quando o cavalo conseguiu andar mais rápido e foi mais divertido para quem estava em cima da prancha", lembra.

Junto com o sócio, Lucas Arsego Zuch, e o amigo Ramon Giron, decidiram repetir a dose na cabanha Meus Filhos, em Montenegro (RS). Uma enchente foi o ponto de partida para que novamente unissem o cavalo com a prancha. "Como lá (na região de Montenegro) são áreas que alagam muito fácil, ele nos ligou e disse que a gente poderia fazer esta história. A gente topou e fez uma produção em volta daquele esporte", salienta.

A ideia foi fazer um vídeo para apresentar no Mimpi, festival de filmes que tem o apoio do Surfari e que tem como tema principal o surf e o skate. O sucesso com a iniciativa foi certo, mas causou espanto entre os espectadores no Rio de Janeiro. "Os cariocas ficaram incrédulos. Eles não sabiam se aquilo era verdade, se era mentira, se a gente fazia aquilo todos os dias, acharam aquilo muito pitoresco. Aqui no Rio Grande do Sul o pessoal sabe que é uma sátira, que foi uma brincadeira", explica.

Este sucesso foi referendado pelo público. Linhares informa que diversas pessoas começaram a praticar o Surf Criollo e enviar os vídeos para o Surfari. "A gente sabia que ia ter uma repercussão porque o tema é meio que um tabu, juntar o Surf que é algo estereotipado como algo malandro com algo mais tradicional. Um amigo que não é do campo me tempos que era legal o esporte que inventamos, mas expliquei que não é um esporte, foi só uma brincadeira. E ele disse que vários esportes nasceram de brincadeiras", ressalta.

Fotos: Surfari/Divulgação

#SurfCriollo #Surfari #CavaloCrioulo #ABCCC #Surf #Mimpi

RELEASES

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco