top of page
  • AgroEffective/Trajano Silva Remates

Mercado do cavalo Crioulo começa ano com aquecimento nas vendas


Enquanto muitos setores da economia brasileira reclamam de retrações nos números de comercialização, o mercado do cavalo Crioulo continua mostrando fôlego. As vendas aquecidas nos leilões do mês de março comprovam que mais uma vez o ano deve ser promissor para os criadores. Além das altas em médias registradas em alguns eventos, a liquidez tem marcado o início de temporada.

O remate da Cabanha São Rafael, realizado em Balsa Nova (PR) no início do mês de março e que alcançou R$ 2,3 milhões em faturamento com média de R$ 42 mil, mais uma vez foi um divisor de águas conforme o diretor da Trajano Silva Remates, Gonçalo Silva. Nos anos anteriores o mesmo leilão serviu de balizador de mercado para o restante da temporada. "Nos eventos que tivemos na sequência obtivemos um retorno positivo. Quem tem animais de qualidade vai continuar vendendo e vendendo muito bem", observa.

Um dos motivos tem sido a grande procura por animais vinda de criadores de outras regiões do país. Segundo Silva, o percentual médio de compradores do Centro e Norte do Brasil que não passava de 5% até o ano passado hoje chega a até 10% nos remates realizados. "O que está agregando estes novos compradores é o trabalho de fomento desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) principalmente para trazer o investidor de fora do Rio Grande do Sul. Tivemos bastante cadastros novos de outras regiões nos últimos eventos", informa.

Além dos empresários e profissionais liberais dos centros urbanos, que nos últimos tempos estão formando um novo perfil de investidores no cavalo Crioulo, o diretor da Trajano Silva Remates salienta também que produtores rurais estão voltando a investir na raça, especialmente neste período de colheita de grãos onde os preços das commodities agrícolas estão compensadores. Silva também destaca a participação de pecuaristas do centro do país, especialmente de Nelore, que estão buscando animais para o trabalho no campo. "O cavalo Crioulo é rústico, resistente e desempenha bem o papel no campo, e isso faz com que estes criadores reformulem suas manadas", avalia.

Fotos: Cao Ferreira/Divulgação

bottom of page