• AgroEffective/ABCCC

Bocal de Ouro apresenta revelações da raça Crioula


Uma das mais concorridas etapas para alcançar o grande título do Freio de Ouro ocorre nesta semana em Esteio (RS). O Bocal de Ouro, considerada uma das principais provas da raça Crioula e que garante vagas para a final da competição mais almejada pelos criadores, será realizado durante esta semana no Parque de Exposições Assis Brasil.

Os 96 conjuntos estreantes nas pistas, 48 machos e 48 fêmeas, foram definidos após sete meses de disputas em credenciadoras realizada pelo Brasil. A novidade deste ano foram as credenciadoras mistas, que mesclou a participação de animais inéditos quanto não inéditos, trazendo maior competitividade às provas e criando facilidade aos proprietários que puderam deslocar seus animais para apenas um evento. No total, foram realizados 32 eventos, sendo 20 credenciadoras mistas e 12 credenciadoras de inéditos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, o Bocal de Ouro é uma das mais importantes competições da raça e que revela candidatos ao título máximo do Freio de Ouro. Destaca também a evolução no número de participantes no ciclo. "Há cada ano que passa crescemos tanto em volume de participantes quanto na qualidade e preparo dos animais. É uma demonstração da evolução da raça Crioula", salienta.

Conforme Vinícius Guedes Freitas, que será um dos responsáveis pelo julgamento dos machos juntamente com Jorge Rosas Demiate Júnior e Luiz Martins Bastos Neto, todos os anos o nível dos competidores que vão para o Bocal de Ouro impressiona os jurados e espectadores, tanto no nível morfológico quanto no nível funcional. "Esperamos novamente que os cavalos que andarem bem durante o Bocal de Ouro pode se esperar uma boa colocação no Freio de Ouro", ressalta.

A opinião também é compartilhada por Eduardo Móglia Suñe, que será um dos jurados das fêmeas e terá a parceria de Carlos Loureiro de Souza e Francisco Martins Bastos Sobrinho. Avalia que o crescimento técnico dos animais inéditos é sentido a cada ano que passa e garante uma competitividade muito forte ao evento. "Nos últimos anos os animais do Bocal vem chegando bem na final e mesmo outros bons cavalos acabam ficando de fora por causa do alto nível", destaca.

Nos últimos seis anos, dez animais classificados via Bocal de Ouro chegaram entre os três primeiros lugares no Freio de Ouro. Em 2014, JA Impecável, Bocal de Prata, ficou com a terceira colocação no Freio de Ouro. Por duas vezes neste período, os vencedores do Bocal de Ouro foram campeões do Freio de Ouro no mesmo ano: Uva Merlot 340 Maufer em 2009 e Cadejo da Maior em 2013.

A programação da raça Crioula na semana em Esteio será intensa. Além do Bocal de Ouro, ocorre também a Expo Outonal nos dias 7 e 8 de abril. O julgamento e a ordenação das filas da Morfologia Passaporte ficarão sob a responsabilidade de Leandro Amaral. De 10 a 12 de abril será realizada a final do Crioulaço, primeira modalidade do ciclo da raça Crioula que definirá seus campeões, na Pista de Provas 1 do Parque de Exposições Assis Brasil.

Confira a programação do Bocal de Ouro

07 de abril

12h - Término da Entrada dos Animais da Expo Outonal

14h - Concentração de Machos

16h - Início do Exame de Admissão Expo Outonal e Bocal de Ouro

19h - Encerramento do Exame de Admissão Outonal

08 de abril

08h - Início do julgamento da Expo Outonal

13h30min - Continuação do julgamento da Expo Outonal e Grande Campeonatos

18h - Encerramento da entrada dos animais do Bocal de Ouro

18h - Continuação do Exame de Admissão Bocal de Ouro

20h - Encerramento do Exame de Admissão Bocal de Ouro

21h - Remate Cabanha Maufer e Carpe Diem (Crioulo Remates)

09 de abril

09h - Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro - Fêmeas

14h - Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro - Machos

21h - Remate Cabanha Itaó e Convidados (Trajano Silva)

10 de abril

08h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)

13h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)

21h - Remate Don Marcelino e La Castellana (Trajano Silva)

11 de abril

08h - Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos)

14h - Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos)

21h - 15º Remate Cabanha Malke (Trajano Silva)

12 de abril

09h - Fase Final Bocal de Ouro (Mangueira/Bayard-Sarmento/Campo)

12h - Encerramento e entrega de prêmios do Bocal de Ouro

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

#FreiodeOuro #BocaldeOuro #CavaloCrioulo #ABCCC #Esteio #ParqueAssisBrasil

RELEASES

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco