• AgroEffective/ABCCC

Final do Freio Proprietário define campeões do ciclo de 2015


O crioulista Fernando Gonzales, da cabanha Japeju de Porto Alegre (RS), foi o grande nome da Final Nacional do Freio Proprietário, ciclo 2015, disputada na Expointer 2015, em Esteio (RS). Na manhã desta sexta-feira, dia 4 de setembro, ele conquistou o título da categoria Master montando Estribero do Encantto. Os jurados também o elegeram Ginete Destaque.

O vencedor explica que esta é uma vitória que vinha sendo perseguida antes mesmo de a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) a criar a competição em 2012. “Eu já disputava na época da Copa do Proprietário e acompanhei a evolução da prova disputando em todas as edições. O primeiro lugar tem um sabor ainda mais especial, porque eu queria ganhar com este cavalo que é filho do Ganadero da Harmonia, um grande campeão do Freio de Ouro”, ressaltou. O conjunto somou na média final, 10,785 pontos.

Na categoria Amador, um estreante levou o título. Thobias Nunes, da Cabanha Don Manoel de Gravataí (RS), montou Data Venia Crioulaço garantindo 12,527 pontos de média. Ele já havia conquistado um segundo e um terceiro lugares no Freio Jovem. “Monto desde os 7 anos de idade e quero seguir carreira. Meu sonho é disputar o Freio de Ouro profissionalmente. A modalidade do proprietário tem as mesmas provas e vai me dar a experiência para um dia alcançar essa meta”, projetou. Thobias também comemorou o fato de ter competido pela primeira vez junto com o pai Sérgio, que ficou em segundo lugar na Master, montando Zaino do Capão Redondo.

Ainda na categoria Amador, Alice Ferreira, da Cabanha Campo Aberto de Arroio do Sal (RS), foi eleita a ginete destaque ao montar três animais na prova (Sendero do Pantano Grande, Isto é Ico e Butiá Quincas). Ela ficou em terceiro na categoria.

Marcelo Marty, coordenador da Subcomissão do Freio Proprietário da ABCCC, ressaltou a importância da modalidade para o desenvolvimento da raça e elogiou a qualidade dos ginetes e animais: “O nível foi ainda melhor que no ano passado e o entusiasmo do pessoal tá grande. A tendência é que a prova vá melhorando a cada edição. É uma prova que ajuda a abrir o mercado e dá oportunidade de disputa aos investidores e aos animais. Muitos destes cavalos e éguas já disputaram o Freio de Ouro, voltam e enriquecem a competição”, concluiu.

Confira o resultado

Master 1º Lugar - Fernando Gonzales montando Estribero do Encantto 2º Lugar – Sérgio Nunes montando Zaino do Capão Redondo 3º Lugar –Luciano Poletto Azevedo - Delegado 847 Maufer

Amador 1º Lugar – Thobias Nunes montando Data Venia Crioulaço 2º Lugar – Vinicius Dal Piva da Silva montando Data Venia Cambona 3º Lugar – Alice Ferreira montando Sendero do Pantano Grande

Fotos: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

#ABCCC #CavaloCrioulo #FreiodoProprietário #Expointer #Esteio