Referências mundiais quando se fala em queijos, os irmãos Carlos e Georgina Yescas vieram do México para Bento Gonçalves (RS) para ministrar o workshop como reconhecer um queijo de qualidade durante o terceiro Encontro Latinoamericano de Pequenas e Médias Empresas Lácteas (PMES Lácteas). Os participantes tiveram a oportunidade de aprender as características que devem ser avaliadas na escolha do produto.
Carlos, único latinoamericano a ser juiz no World Cheese Awards, concurso de queijos mais importante do mundo, explicou a público como as avaliações nestas competições são extremamente levadas a sério. "Quando estamos em um julgamento precisamos nos concentrar no aroma e no sabor dos queijos. Não se pode ter ruídos e o local precisa ser confortável. Precisamos de tempo até para descansar o paladar", ressaltou.
De acordo com Georgina, é preciso cuidar diferentes aspectos durante uma avaliação de queijos como aroma, aparência e sabor. Lembrou que há diferenças entre os queijos produzidos artesanalmente e os que são levados aos grandes comércios. "Quando um queijo é muito comercial, não feito 100% de leite, a textura dele se parece muito com um chiclete", salientou.
O especialista também falou sobre o mercado de queijos no mundo. Segundo Carlos, em 2014 os consumidores dos Estados Unidos investiram US$ 3,7 bilhões em queijos gourmet e produtos de queijos. No mesmo ano, as exportações europeias do produto foram de 787,2 mil toneladas. Enquanto os americanos tem um consumo per capta de 15 quilos, os mexicanos chegam a apenas 2,8 quilos per capta.
As indicações geográficas são uma saída para ganhar espaço entre os consumidores mais exigentes. Conforme Carlos, produtos premiados em concursos e o reconhecimento de procedência e origem fazem com que o público veja com melhores olhos aquele produto. "É importante fazer alianças para gerar oportunidade de negócios. Um dos caminhos que também podem gerar renda é trabalhar o agroturismo", revelou.
O terceiro Encontro Latinoamericano para Pequenas e Médias Empresas Lácteas (PMES Lácteas), é organizado pela Apil/RS e o Portal Lechero, do Uruguai e faz parte da programação da Envase Brasil/Brasil Alimenta 2016.