• Trajano Silva Remates

Leilão terá renda revertida para criação de instituto social


Considerado o leilão que baliza a temporada de vendas da raça Crioula, o remate da Cabanha São Rafael deste ano apresenta com muitas novidades para o público. O evento, a cargo da Trajano Silva Remates, ocorre no dia 11 de março, a partir das 21h, na sede da propriedade, em Balsa Nova (PR), e vai ofertar 56 lotes de exemplares de cavalos Crioulos, sendo muitos em venda vertical, ou seja, o comprador escolhe entre dois animais depois da batida do martelo.

O proprietário da São Rafael, Mariano Lemanski, lembra que, além da comemoração dos 30 anos da cabanha, será lançado no evento o Instituto Purunã, entidade idealizada para desenvolver o fomento, no âmbito turístico, de novos empreendedores e capacitar pessoas através da educação com vocação plena à sustentabilidade e ao ecoturismo. Salienta que todo o trabalho será ligado pela preservação do meio ambiente e da cultura dos tropeiros, em atividades relacionadas ao cavalo. "Acredito que podemos potencializar, e muito, a atuação do cavalo como agente social. Temos cultura e história para isso", observa.

O Instituto Purunã será financiado inicialmente por Lemanski, com a doação de parte significativa do faturamento do remate da São Rafael. "Procuraremos após projetos que sejam aderentes às premissas do Instituto para então priorizarmos investimentos de melhorias para a comunidade inteira de São Luiz do Purunã, e depois ousaria dizer que sonhamos ser referência e ajudar outros pólos a se desenvolverem em uma nova cultura, voltada para a simplicidade e o contato com a natureza, tão pródiga em sua exuberância", ressalta.

Sobre o leilão, o proprietário da São Rafael afirma que há um excelente retorno em relação aos compradores que receberam o catálogo. Explica que quase a totalidade da manada será ofertada neste remate, com alguns lotes em venda vertical para que o comprador tenha a preferência na escolha e o plantel da São Rafael não fique desfalcado. "Por isso é um remate especial, pois demonstra de forma determinada o nosso compromisso em gerar valor para a vida das pessoas através do cavalo e seu ambiente", salienta Lemanski.

Para o leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, a expectativa é positiva, especialmente após os resultados dos primeiros leilões do ano, em particular o remate Mancha Crioula, que superou recordes no início da temporada. Destaca a qualidade e primor do trabalho da São Rafael na criação de cavalos Crioulos. "Este leilão se reveste de uma qualidade muito especial pelos seus 30 anos e pela peculiaridade que eles colocarão 100% do seu plantel em oferta", afirma.

Entre os destaques da oferta estará Vingador do Purunã, garanhão chefe da cabanha, que terá venda total, dividido em dez cotas de 10%, sendo que a São Rafael se reserva a dez coberturas anuais vitalícias pelas quais o comprador ou o condomínio comprador ficará responsável. O cavalo chegou ao Brasil no ventre de sua mãe, Mañanero Dichosa, após ser adquirida do mais importante criatório funcional de toda a história da Argentina. Apesar da pouca idade, Vingador gerou filhos que se destacaram, como Cosechero do Purunã, finalista do Freio de Ouro e Belle Hortência, passaporte para a Expointer.

Para este leilão, os compradores que adquirirem animais à vista terão 50% de desconto na compra. No local também ocorrerá a décima-sétima edição da Credenciadora de Inéditos ao Freio de Ouro entre 9 e 11 de março, e que distribuirá aos primeiros colocados entre os machos e fêmeas um automóvel zero quilômetro, além de premiação em dinheiro do segundo ao quarto lugar.

Serviço Leilão São Rafael

Data: 11 de março de 2017 Hora: 21h Local: Sede da Cabanha - Balsa Nova (PR) Oferta: 56 lotes da raça Crioula Informações e pré-leilão: http://trajano.siteseguro.ws/lote/listar_lote/264/1

Foto: José Guilherme Martini/Divulgação

#TrajanoSilvaRemates #CavaloCrioulo #SãoRafael #InstitutoPurunã #Leilão #Remate