top of page
  • Trajano Silva Remates

Mercado aquecido anima para vendas no Cavalo Crioulo


Com o mercado da raça Crioula aquecido pelos números dos primeiros quatro meses do ano, onde leilões vêm superando os resultados em relação às vendas de 2016, o setor se prepara para mais uma rodada de vendas durante a Classificatória ao Freio de Ouro, que se realiza de 18 a 21 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A expectativa, mais uma vez, é de alta na comercialização, inclusive com a perspectiva de recordes no Cavalo Crioulo.

Isso se dá, especialmente, pelo leilão da Cabanha Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul (RS), que será realizado a partir das 21h na sexta-feira, dia 19 de maio. O remate, que chegará a sua quadragésima edição, vai ofertar 38 lotes de exemplares da raça Crioula. O destaque especial é o cavalo Equador de Santa Edwiges, mais jovem garanhão da raça a ser inscrito no Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Equador é chamado dentro do circuito crioulista como um "raçador", termo utilizado para identificar animais que são considerados ferramentas de melhoramento genético. E não é por menos, pois já produziu cavalos como JA Libertador, campeão do Freio de Ouro 2015, JA Impecável, Freio de Bronze em 2014, JA Impulso, Reservado Grande Campeão da Expointer, entre outros animais premiados. "Esperamos que este seja um dos maiores leilões da história da raça Crioula, será uma oferta única", destaca o leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva.

Equador de Santa Edwiges teve sua cobertura vendida pelo preço recorde da raça no leilão Sueños, realizado durante a Expointer do ano passado, pelo valor de R$ 38,4 mil. Além do garanhão, Silva destaca a oferta de mais de 20 éguas que compõem a oferta que foram retiradas das melhores fêmeas da cabanha, em especial JA Xalalá, campeã do Freio de Ouro 2005 e Reservada Grande Campeã de Esteio em 2004.

Outro destaque da programação é o remate da Cabanha dos Castanheiros, de Pejuçara (RS), que ocorre no domingo, dia 21 de maio, a partir das 21h. Na oferta estarão 43 lotes da raça Crioula. Silva lembra que o criatório vem obtendo resultados positivos nas pistas, mas também com premiações na morfologia, sempre em busca do melhor animal morfo-funcional. "É uma cabanha que nos últimos cinco anos vem investindo muito e que, indiscutivelmente, está entre as dez principais cabanhas do Brasil quando falamos em funcionalidade no Cavalo Crioulo", observa.

Mais informações e acesso aos pré-leilões podem ser obtidos no site da Trajano Silva: http://trajano.siteseguro.ws/pre_leiloes/listar_pre_leilao.

bottom of page