Os resultados conquistados nos últimos anos nas pistas do Freio de Ouro, modalidade equestre promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), pelos criadores do Distrito Federal, estão impulsionando o crescimento da raça Crioula na região. Dados da associação mostram que em 2016 o crescimento na região foi de 6,91%, chegando a uma manada de 1.099 cavalos da raça. Já Goiás, que também tem integrantes no núcleo de Brasília, a alta foi de 12,49%, chegando a 1.315 exemplares registrados.
De acordo a presidente da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, Rita de Cássia Souza, o Freio de Bronze, que representa o terceiro lugar na modalidade, alcançado no ano passado, já deu novo ritmo ao crescimento na região. Com o Freio de Ouro conquistado neste ano, a expectativa é que o ânimo para expandir o Cavalo Crioulo pelo Centro Oeste se mantenha. "Neste ciclo do Freio de Ouro participamos com cerca de 30 animais e para este próximo ciclo estamos mantendo a quantidade e qualidade dos animais do período passado", afirma.
Entre os dias 26 e 28 de outubro, os criadores da raça participam ativamente da 3ª edição da Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (PecBrasília), que ocorre na Granja do Torto, em Brasília. Na ocasião, Rita de Cássia passará o comando para o novo presidente do Núcleo, Wesley Ramires. Na programação, também será realizado um leilão de animais da raça. "Este ano o Cavalo Crioulo está ocupando o palco principal junto com o Nelore", salienta Rita de Cássia.
Além da Exposição Morfológica, ocorre também uma credenciadora ao Freio de Ouro, além de etapas do Freio Jovem e do Freio do Proprietário.
Confira a programação
26 de outubro 2017 (Quinta-feira) 17h - Admissão dos animais a morfologia 19h - Jantar de confraternização e Tertúlia
27 de outubro de 2017 (Sexta-feira) 9h - Início da exposição morfologica incentivo e marcados 14h - Grandes campeonatos 17h - Admissão dos animais a credenciadora bem como ao Freio do Proprietario 19h - Jantar de confraternização e Tertúlia, e entrega da premiação da morfologia
28 de outubro de 2017 (Sábado)
8h - Freio do Proprietário, jovem e credenciadora (and., fig., esb/v.s.p.) 15h - Freio do Proprietário, jovem e credenciadora (mangueira e campo) 19h - Jantar de Confraternização e Tertúlia
29 de outubro de 2017 (Domingo)
9h – Freio do Proprietário, jovem e credenciadora (mangueira, bayard e campo) 12h - Entrega de prêmios