top of page
  • ABCCC

Prova na Europa mostrará potencial do Cavalo Crioulo


A Associação Brasileira dos Criadores dos Cavalos Crioulos (ABCCC) lançou nesta sexta-feira, 23 de agosto, a primeira edição do Freio da Europa, que será também uma das etapas do Freio de Ouro. O evento ocorrerá entre 7 e 10 de novembro na cidade de Verona, na Itália, dentro da programação da tradicional Fieracavalli, e reunirá representantes de países como Itália, França, Suíça, Alemanha, Brasil, Uruguai e Argentina.

De acordo com o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, a iniciativa surgiu em janeiro, quando a entidade recebeu a visita do presidente da Associação Nacional de Criadores de Cavalos Crioulos da Itália (ANACC), Giuseppe Bonacina. “Estamos muito felizes, porque levaremos para a Europa o Cavalo Crioulo montado na tradição da escola de equitação gaúcha”, afirmou Fleck, que espera expandir o número de provas nos próximos anos.

Conforme Bonacina, que está acompanhando as finais do Freio de Ouro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a parceria servirá para divulgar o Cavalo Crioulo num mercado que tem demanda, mas conta ainda com poucos exemplares. O dirigente explica que a importação do Cavalo Crioulo na Itália é recente, com apenas 12 anos, e que existem cerca de 140 animais no país. “Queremos mostrar as características únicas desta raça, que se adapta a qualquer meio e tem na resistência o seu forte. É um cavalo muito bonito e apaixonante, que tem tudo para crescer na Europa”, explicou.

Bonacina ainda ressalta que o Freio na Itália também poderá promover negócios e dar visibilidade a criadores do Brasil. “Estamos abertos para conversar com quem quiser ver sua marca na Europa e realizar novas parcerias”, disse o presidente, acrescentando que espera unir pessoas que compartilham esta mesma paixão. “É um sonho realizado”, completou.

Foto: Leandro Vieira/Divulgação

bottom of page