top of page

Alunos de escola pública da serra apresentarão trabalhos sobre cidadania, direitos e deveres dos trabalhadores

  • Foto do escritor: Artur Chagas
    Artur Chagas
  • há 7 minutos
  • 2 min de leitura

Ação coordenada no Rio Grande do Sul pela Amatra IV aproxima a Justiça do Trabalho da sociedade (Foto: Divulgação)
Ação coordenada no Rio Grande do Sul pela Amatra IV aproxima a Justiça do Trabalho da sociedade (Foto: Divulgação)

A comunidade do bairro Forqueta, em Caxias do Sul (RS), vai acompanhar neste sábado, 17 de maio, a chamada Culminância do Programa TJC - Trabalho, Justiça e Cidadania. A atividade é uma iniciativa da Associação Nacional das Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), aplicada nos estados por meio das Amatras, e leva às salas de aula conhecimentos relacionados a Direitos e Deveres dos Trabalhadores, bem como valores da Cidadania e Direitos Humanos a jovens dos ensinos Fundamental e Médio.


O Programa TJC atua prioritariamente em escolas públicas, com preferência às que atendem maior número de alunos em risco social. Após a escolha da escola, uma segunda etapa envolve a capacitação dos docentes, que ocorre com uma aula ministrada pelas juízas e juízes do Trabalho para expor o formato do programa e apresentar o conteúdo que será entregue aos alunos.


Em uma terceira etapa, juízas e juízes vão à sala de aula ensinar os conteúdos relacionados aos temas de Cidadania, Direito e Deveres do Trabalhador e Direitos Humanos. Já a quarta etapa é a da Culminância, quando, com base nos conteúdos transmitidos, crianças e jovens elaboram, sob orientação docente, trabalhos sob qualquer forma de expressão, seja redação, poesia, teatro, jogos, dança, desenho, etc. E será justamente esta quarta etapa que ocorrerá sábado com alunas e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio José Generosi, do bairro Forqueta, de Caxias do Sul, que aproveitará o evento para comemorar seus 85 anos.


A coordenadora regional do Programa TJC, juíza do Trabalho Aline Doral Stefani Fagundes, ressalta que a atividade neste sábado envolverá 500 alunos, sendo que familiares e comunidade local foram convidados a acompanhar os trabalhos, além de juízas, juízes e corpo docente da escola. O juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Rafael da Silva Marques, vai coordenar um almoço para 1,5 mil pessoas que será servido no Salão Paroquial da Forqueta. “Vai ser uma festa linda na qual as crianças vão poder brilhar. Já tivemos a confirmação de várias autoridades, além de empresas locais que apoiaram a iniciativa. Haverá distribuição de brindes e o programa ocorrerá no sábado justamente para facilitar a participação de toda a comunidade”, destaca Aline.



Comments


bottom of page