top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Bagé sedia nova etapa de Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo


Um dos municípios mais tradicionais na criação do Cavalo Crioulo no Rio Grande do Sul, Bagé vai sediar mais uma etapa da Exposição Passaporte entre os dias 12 e 14 de maio, no Parque da Associação Rural do município. A seletiva, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, classificará mais oito exemplares da raça, quatro machos e quatro fêmeas, para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


De acordo com o presidente do núcleo, Fausto Costa, os organizadores já estão comemorando o fato de que será um evento com o número de animais necessários para garantir as oito vagas, especialmente pela posição do quadro social do núcleo, que viabilizou estas participações após a mudança no regulamento. “Fica o nosso agradecimento especial aos sócios. Tenho certeza que teremos um grande evento com animais de muita expressão racial, de muita qualidade. E espero que a gente consiga abrilhantar e crescer junto com a raça e, com certeza, os animais que vão pisar nesta pista terão representação bastante significativa na Expointer deste ano”, ressalta.


Costa salienta que a criação em Bagé, região que concentra criatórios tradicionais da raça Crioula, continua forte, visto a participação de animais com expressão nas últimas exposições. “Com certeza a genética das cabanhas de Bagé têm obtido excelentes resultados nos últimos anos e continuaremos assim produzindo animais belos e funcionalmente adequados para toda a lida conforme o que o nosso padrão racial preconiza”, salienta.


O julgamento contará com a avaliação do jurado Ciro Manoel de Canto Freitas e o técnico credenciado à ABCCC que estará no evento será Thiago Andreolla Persici.


Confira a programação


12 de maio de 2022 (Quinta-feira)

09h - Concentração de Machos

14h30min - Início Julgamento Incentivo

17h - Admissão dos Animais à Galpão


13 de maio de 2022 (Sexta-feira)

08h30min - Início Julgamento Passaporte

14h - Continuação Julgamento Passaporte

17h - Admissão de Animais à Campo


14 de maio de 2022 (Sábado)

07h - Continuação Admissão de Animais à Campo

09h30min - Início Julgamento Animais à Campo

14h30min - Continuação de Julgamento Animais à Campo

- Entrega de Prêmios


Foto: Leandro Vieira/Divulgação

bottom of page