top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Conexão Delta G lança Sumário Genômico de Touros Hereford e Braford


A Conexão Delta G lançou o Sumário de Touros 2023/2024, nesta quinta-feira, 31 de agosto, durante a 46ª Expointer. A presidente da entidade, Patrícia Wolf, lembra que este trabalho vem sendo realizado há cerca de 30 anos e conta com a parceria da GenSys, empresa que desenvolve tecnologia e oferece serviços de avaliação genética e assessoria em gado de corte. A base de dados é robusta, com mais de 450 mil animais avaliados.

Segundo a sócia-fundadora da GenSys, Fernanda Brito, “o sumário traz informações com bastante assertividade em relação ao valor genético dos animais, porque ele tem como base um conjunto de dados bastante robusto, com mais de 30 anos de coleta e isso significa quase meio milhão de dados acumulados”, salienta. Fernanda explica que os criadores, produtores podem acessar diversas características que levam a um tipo bovino precoce, musculoso e de acordo com o interesse específico.

Ela enfatiza que a genômica é uma tecnologia bastante avançada em que se reúne dados do DNA do animal com os dados de campo. “Isso significa que a gente aumenta a confiabilidade em estimar o valor genético dos animais para essas características de interesse econômico. Portanto, todos os touros jovens são genotipados e muitos dos touros mais antigos do sumário também”, finaliza.

A cerimônia teve a presença do presidente da Associação Brasileira de Hereford Braford (ABHB), Eduardo Soares, que se colocou à disposição da Conexão Delta G para participar e apoiar nas questões relacionadas às raças Hereford e Braford.

Comments


bottom of page