top of page

Entranha bovina caramelizada com carne Hereford foi receita do Vitrine Gaúcha neste domingo na Expointer

  • Foto do escritor: Artur Chagas
    Artur Chagas
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
Também foi explicado como se dá o processo para obter o selo de certificação da ABHB (Foto: Artur Chagas/AgroEffective)
Também foi explicado como se dá o processo para obter o selo de certificação da ABHB (Foto: Artur Chagas/AgroEffective)

O segundo dia da Expointer, neste domingo, 31 de agosto, teve como uma das atrações a degustação de uma iguaria feita com carne Hereford. A feira vai até 7 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). O chef Bruno Ivanoff preparou uma entranha bovina caramelizada acompanhada de purê de cenoura, em mais uma edição do Vitrine Gaúcha. A iniciativa é promovida pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com apresentação da médica veterinária Fabiana Freitas.


Representando a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a coordenadora técnica do Programa Carne Hereford, Anita Caino, explicou em detalhes como se dá o processo para obtenção do selo de certificação da carne Hereford, bem como a seleção de cortes durante o abate. Para obter o selo, criadores devem se cadastrar no Sistema de Gestão dos Protocolos (SGP), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e posteriormente seguir os requisitos do protocolo de adesão voluntária, que inclui a avaliação de animais por inspetores da ABHB. A entidade tem a prerrogativa exclusiva de conceder o selo a produtos que atendam às normas de certificação.


Anita ressaltou a importância de aproximar o público de uma carne de qualidade, além da possibilidade de explicar todo o processo para obtenção da certificação. “Na verdade, para nós da ABHB, é uma honra sempre e também muito importante, na medida em que podemos trazer toda a parte da genética do campo até o consumidor. Então nós unimos duas coisas: trabalhamos toda essa questão da qualidade e mostramos a importância do selo, a transparência do processo, contamos para o público o que está por trás da carne deliciosa que ele está desfrutando.” A coordenadora acrescentou que o que garante a confiabilidade da carne é toda a cadeia por trás, desde a ABHB até a indústria frigorífica, culminando no consumidor final.


Como costumeiramente acontece, além da degustação, houve distribuição de brindes a quem acertou um quiz. Entre eles, bonés, aventais e sacolas térmicas.




bottom of page