• AgroEffective

Exposição Passaporte de Bagé define oito exemplares para Morfologia


Conhecida como referência em criatórios da raça, Bagé (RS) provou, mais uma vez, que é um dos berços de peso do Cavalo Crioulo. Com 65 animais admitidos e 9 incentivos, a Morfologia Passaporte iniciou no sábado, 22 de maio, no parque da Associação Rural do município e escalou mais 8 exemplares (quatro machos e quatro fêmeas) rumo à Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que acontecerá entre os dias 1º a 4 de setembro, em Esteio (RS).


Sob o julgamento do técnico da ABCCC e também criador da raça Crioula, Carlos Marques Gonçalves Neto, a qualidade dos exemplares marcou o retorno parcial das Exposições Passaportes do ciclo 2021. Para ele, ter retornado à pista de Bagé foi um momento ímpar na carreira como jurado e criador da raça. “Um passaporte muito bom, de níveis bastante altos e filas homogêneas. É uma grande satisfação como criador e técnico voltar a uma das pistas com representatividade tão boa quanto Bagé. Na manhã deste domingo chegamos aos melhores exemplares da prova com oito representantes de forte selo racial e que representam muito bem a masculinidade e a feminilidade dos animais da nossa raça”, comenta o jurado.


Levando o título de Melhor Exemplar da Raça e também de Grande Campeã, Campana Festa liderou a fila morfológica do Grande Campeonato de Fêmeas e chamou atenção graças à sua suavidade, harmonia em suas linhas e por estar em um dos seus melhores momentos. “A exemplar também exibe uma grande feminilidade e levará para a Final Morfológica um exemplar potente e que representará muito bem a raça”, declarou o jurado. Na Morfologia da Expointer de 2020 a exemplar também foi finalista, recebeu a escarapela de Reservada Potranca Menor e agora retornará à pista de Esteio para uma nova disputa.


Na categoria machos, puxando a fila com a escarapela de Grande Campeão, Jacinto Cala Bassa-TE garantiu uma das vagas para a final e, segundo o jurado, é um exemplar muito equilibrado, de boa harmonia, boa profundidade, masculinidade e que carrega um forte selo racial. No ciclo passado, Jacinto Cala Bassa-Te também foi finalista nas filas da Morfologia da Expointer com o título de Reservado Grande Campeão.


Prestigiando a etapa, membros da diretoria da ABCCC se fizeram presentes e também participaram da entrega de prêmios como os vices-Presidentes Eduardo Móglia Suñe, Gilberto Freitas e a segunda secretária, Márcia Linhares. Além dos representantes da diretoria, a prova também contou com a presença do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o coordenador da Vigilância Sanitária de Bagé, Geraldo Leal Gomes e o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Grossard de Melo.


A organização do evento foi realizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, presidido por Fausto Costa, que comentou sobre o apoio que recebeu da Vigilância Sanitária e da Prefeitura de Bagé para a realização da prova seguindo todos os protocolos sanitários de distanciamento social. “A exposição foi de fantástico nível e esse evento só foi possível graças à Vigilância Sanitária com apoio da Prefeitura Municipal, aliada ao protocolo de distanciamento social da ABCCC. Seguindo este protocolo nós finalizamos com sucesso essa Passaporte e seguiremos trabalhando para que as provas sigam acontecendo dentro do Núcleo de Bagé ”, declarou.


Em uma ação de reconhecimento aos associados do Núcleo de Bagé, a entidade presenteou 12 proprietários com o troféu Gilberto Loureiro de Souza, que destaca aqueles que já realizaram mais de 1000 resenhas dentro da raça Crioula. O prêmio também é uma homenagem ao grande “Alemão Gilberto”, figura que fez história como o primeiro técnico da ABCCC e que foi incentivador da raça, auxiliando na sua expansão e crescimento.



Confira o resultado


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

CAMPANA FESTA

Criador: MÁRIO MOGLIA SUÑE

Expositor: MÁRIO MOGLIA SUÑE

Estabelecimento: CABANHA CAMPANA, Bagé- RS


Reservada Grande Campeã

BASCA ESMERALDA II

Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS

Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS E LILA FRANCO TELLECHEA

Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana- RS


3ª Melhor Fêmea

GAP MARQUESA

Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES

Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES

Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana- RS


4ª Melhor Fêmea

ITA MADALENA DO IOI

Criador: PARCERIA PECUÁRIA ITA

Expositor: LARA E ANA RIBEIRO ILHA

Estabelecimento: CABANHA ITA, Caçapava Do Sul- RS


MACHOS


Grande Campeão

JACINTO CALA BASSA-TE

Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA

Expositor: MARCELO REZENDE MÓGLIA

Estabelecimento: CABANHA CALA BASSA, Bagé- RS


Reservado Grande Campeão

CAMPANA FAÇO GOSTO

Criador: MÁRIO MOGLIA SUÑE

Expositor: MÁRIO MOGLIA SUÑE

Estabelecimento: CABANHA CAMPANA, Bagé- RS


3ª Melhor Macho

PROVINCIANO DA CABANHA SANTA FÉ

Criador: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS

Expositor: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS

Estabelecimento: CABANHA SANTA FÉ, Aceguá- RS


4ª Melhor Macho

MUCHO MAS DO SALIMAR

Criador: MÁRIO SALIS FILHO

Expositor: MÁRIO SALIS FILHO

Estabelecimento: ESTÂNCIA ELAINE, Bagé- RS


Fotos: Leandro Vieira/Divulgação

Texto: Leonardo Silva/ABCCC