top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Fórum debate sustentabilidade sob o olhar do produtor, da indústria e do mercado


O tema sustentabilidade na pecuária terá um fórum específico no Universo Pecuária, que se realiza entre os dias 1º e 6 novembro, em Lavras do Sul (RS). Promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária, o Fórum da Sustentabilidade da Carne Bovina ocorre no dia 5 de novembro, com início marcado para às 9h.


Estão programados para apresentarem sua visão sobre a cadeia da carne produtores, indústria e varejo. Entre os convidados para falar do ponto de vista do produtor está Eduardo Cruzetta, presidente da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável. Ele apresentará o case da criação de boi orgânico no Pantanal. Conforme a experiência é considerado boi orgânico aquele criado solto em um pasto e sem adubação química. A ração e a silagem podem ser usadas para alimentar os animais, desde que sejam orgânicas, e o sal mineral não pode conter ureia.


Além do pecuarista de Mato Grosso do Sul, também compõe a lista de painelistas do fórum a pecuarista Fernanda Costabeber, que representa a terceira geração de produtores da família e está à frente da Fazenda Pulquéria, de São Sepé (RS), onde é feita recria e terminação de machos para mercados consumidores altamente exigentes, produzindo animais com certificação Angus Gold. Já para trazer a visão da indústria, foi convidado o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs) Ladislau Böes. E a visão do mercado e do consumidor ficará a cargo de Roberto Grecellé, da Prado Estratégias para o Agronegócio.


“Essa programação visa estar de acordo com a proposta do Universo Pecuária, de trazer discussões, inovações, uma feira de negócios, enfim, um evento que mexa com toda a cadeia da pecuária para nos organizarmos para o futuro”, afirma João Ghaspar de Almeida, presidente da Comissão de Relacionamentos Institucionais e Comerciais do Instituto Desenvolve Pecuária.


Foto: Eduardo Marcanth Rosso/Divulgação

Comments


bottom of page