top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Genética garante resultados positivos em leilões de Primavera


Os leilões de gado de alta genética surpreenderam criadores e especialistas nesta temporada de primavera. Desde a retomada dos encontros presenciais, ao preço alcançado por animais das raças Hereford e Braford, o melhoramento genético tem sido prestigiado e valorizado nos negócios com terneiros, vacas, bois e touros.


A vice-presidente da Conexão Delta G e diretora executiva do Grupo Pitangueira, Clarissa Lopes Peixoto, avalia como sendo, este, um momento ímpar para aquisição e investimento em reprodutores que vão agregar valor econômico e genético aos rebanhos. “Nesta primavera, estamos tendo muita oferta de reprodutores de excelente qualidade com preços compatíveis com o mercado, tanto bois quanto terneiros”, relata.


Para o diretor comercial da GAP, João Paulo Schneider, o Kaju, a temporada de primavera surpreendeu bastante e a expectativa foi superada. “Como o valor de referência, o quilo do boi, iniciou nesta primavera a um preço bem inferior ao do ano passado,nós achávamos que isso poderia contagiar bastante os valores de reprodutores, mas não foi o que aconteceu”, diz.


Segundo sua avaliação, os leilões presenciais perfomaram melhor do que aqueles que se mantiveram na modalidade online. “São todos produtores uns fornecedores de genética, outros consumidores, mas todos muito contentes de voltar num mesmo momento a se reencontrar falar de suas experiências e suas dificuldades, eu acho que esse reencontro proporcionou bons negócios, principalmente para os vendedores que receberam os clientes em sua casa”, ressalta Kaju.


O gestor ainda comenta sobre o cliente estar melhor informado sobre aquilo que está sendo ofertado, no momento da tomada de decisão. “O pessoal que produz genética está sabendo que cada vez mais os dados de performance são necessários e a genética aditiva está sendo prestigiada”, avalia Para Kaju, outro índice deve ser levado em conta ao analisar o sucesso de um leilão: TPM, ou seja, touros por minuto. “Há leilões que levam 3 horas para vender cerda cerca de 50 touros. Na GAP temos agilidade nos remates para vendermos muito mais por hora”, celebra.


Foto: Duda Linhares/Divulgação

Comments


bottom of page