top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Julgamentos devem mostrar qualidade genética dos criadores durante a Fenovinos


O município gaúcho de Santa Margarida do Sul vai sediar a 36ª Feira Nacional de Ovinos, entre os dias 1° e 5 de maio. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e pela Associação de Produtores Rurais de Santa Margarida do Sul, com apoio da Prefeitura de Santa Margarida do Sul e Sindicato Rural e da prefeitura de São Gabriel.


A superintendente de Registro Genealógico da Arco, Magali Moura, trabalha com uma expectativa de inscrições acima de 300 animais. Ela esteve recentemente na ExpoLondrina, feira agroindustrial realizada pela Sociedade Rural do Paraná, na cidade de Londrina, e que envolve agricultura, pecuária, indústria e comércio. Lá constatou que alguns criadores de Santa Catarina e Paraná ficaram bem animados com a expectativa de levar os animais para a Fenovinos em Santa Margarida do Sul. “Paralelo à Fenovinos ocorrerá também a Nacional da raça Hampshire Down, o que deverá ajudar a aumentar o movimento”, projeta.


Magali Moura contabiliza a presença de 12 raças: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper e raça Crioula. Estas raças citadas foram as que estiveram na Fenovinos 2023 em Uruguaiana. “Além dessas raças haverá também a variedade Naturalmente Colorido de algumas delas. Hoje na Fenovinos existe um volume muito grande de raças Corriedale e Texel, mas também Hampshire e Ile de France Naturalmente Colorido”, ressalta.


O local que receberá a Feira deste ano é o Parque Municipal de Eventos Olympio Bicca Estrazulas, que tem cinco hectares de área. Deste total, dois hectares serão destinados para os ovinos, com quatro pistas de julgamentos e área de exposição. Também haverá um camping e espaço para shows. Já no final da 36ª Fenovinos será feita a votação para a próxima edição. Antes da Fenovinos deste ano de 2024, as cidades interessadas encaminham uma carta para a Arco solicitando ser sede da feira do ano que vem.

Comments


bottom of page