top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Múltiplos saberes compõem a programação da Agptea na Expointer 2023


A troca de saberes vai permear a programação da Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola (Agptea) na Expointer 2023. Além da segunda edição da Mostra Técnica do Ensino Agrícola (Meta), a entidade convidou especialistas para tratar de diversos temas ligados às atividades agrícolas e de criação de animais. Entre os assuntos a serem trabalhados estão abelhas sem ferrão, ovinos, noz-pecã e silagem.


A programação de palestras e painéis da Agptea inicia na segunda-feira, dia 28 de agosto, com o painel “A pesquisa e o Aluno Protagonista”, às 10h, no auditório da entidade, na sua casa no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Na terça-feira, dia 29, o destaque será a apresentação de uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal Porto Alegre em parceria com a Agptea. Foi estudado o perfil de aluno da escola agrícola e sua permanência na instituição, o motivo que o leva a ingressar e quantos se evadem. “Queríamos saber como se dá essa relação do aluno interno na escola. Além disso, a pesquisa poderá servir para a tomada de decisão e melhoria no atendimento das escolas com internato”, esclarece Fritz Roloff, presidente da Associação.


Temas referentes à alimentação, tanto humana quanto animal, também estarão em relevância na programação da Agptea. Roloff disse que com relação ao reino animal é fundamental que se ache, principalmente para alimentação de bovinos, técnicas e tecnologias alternativas. “Por isso, traremos o tema silagem novamente”, explica. A palestra e workshop sobre “Trigo Forrageiro para Silagem” está agendada para a quarta-feira, 30 de agosto, a partir das 10h. No mesmo dia, no turno da tarde, haverá o painel “Manejo e Produção da Meliponicultura e Apicultura”. Já a segurança alimentar para os seres humanos será foco da palestra da superintendente da Educação Profissional do Estado, Tamires Fakih, que acontece a partir das 14h da quinta-feira, dia 31 de agosto. Pela manhã, a Agptea realiza um Café com a Imprensa para falar sobre o trabalho da entidade.


Durante toda a semana, fazendo parte da 2ª Meta, estarão disponíveis para visitação os trabalhos de pesquisa de 27 grupos de estudantes, entre às 9h e 17h. Os alunos foram divididos em duas turmas, sendo uma a expor entre os dias 26 e 30 de agosto e a outra de 30 de agosto a 2 de setembro. A Meta é uma parceria com a Suepro, que auxilia na avaliação e também na viabilidade da participação de alunos e professores. Para Fritz Roloff, a relevância destes trabalhos se dá porque abordam, justamente, a questão da pesquisa como carro chefe do processo pedagógico da escola. “Uma escola que só dá aulas não avança”, afirma. Ele diz, ainda, que o aluno pesquisador é diferenciado porque terá uma outra visão do mundo, sendo protagonista da sua ação.


Roloff finaliza dizendo que é preciso cada vez mais jovens que tenham na sua vocação o aprender. “Os múltiplos saberes são conquistados através da curiosidade e da vontade de querer aprender”, garante o presidente da Agptea.


Confira a programação


27 de agosto de 2023 (domingo)

9h às 17h - Exposição de projetos das Escolas Agrícolas


28 de agosto de 2023 (segunda-feira)

9h às 17h – Exposição de projetos das Escolas Agrícolas

10h – Painel: A pesquisa e o aluno protagonista

14h -– Avaliação de projetos de pesquisa

29 de agosto de 2023 (terça-feira)

9h às 17h – Exposição de projetos das Escolas Agrícolas

10h – Apresentação dos resultados da pesquisa: Considerações sobre Permanência e Êxito de estudantes no ensino médio agrícola do RS

14h – Palestra: Sistema DIVINUT de produção de noz-pecã


30 de agosto de 2023 (quarta-feira)

9h às 17h - Exposição de projetos das Escolas Agrícolas

10h – Palestra e workshop sobre trigo ferrageiro para silagem

14h – Painel: Manejo e produção da Meliponicultura e Apicultura


31 de agosto de 2023 (quinta-feira)

9h às 17h - Exposição de projetos das Escolas Agrícolas

9h – Café com a Imprensa

14h – Painel: - Segurança e soberania alimentar - SUEPRO


01 de setembro de 2023 (sexta-feira)

9h às 17h – Exposição de projetos das Escolas Agrícolas

9h – Reunião Diretoria e Conselho da AGPTEA

14h – Criação de ovinos na pequena propriedade


02 de setembro de 2023 (sábado)

9h às 17h – Exposição de projetos das Escolas Agrícolas


03 de setembro de 2023 (domingo)

9h às 17h – Avaliação dos Projetos das Escolas Agrícolas

Comments


bottom of page