top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Município paranaense celebra o melhor das raças Hereford e Braford


Com 11 expositores das raças Hereford e Braford de diferentes cidades do Paraná e Santa Catarina, a Expovizinhos, realizada entre os dias 23 e 28 de novembro, em Dois Vizinhos (PR), celebrou as genéticas de excelência entre os animais de argola e rústicos. Os julgamentos foram organizados pelo Núcleo Força Cara Branca do Sudoeste do Paraná, com apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), sendo esta edição da Expovizinhos a primeira ranqueada pela entidade.


O vice-presidente de promoção das raças da ABHB e presidente do Núcleo, Ademir Hoinaski Filho, destacou a grande integração entre os criadores e a parceria com a Sociedade Rural Vale do Iguaçu e Dois Vizinhos. “Mais uma vez dentro do Sudoeste, as raças Hereford e Braford foram as que mais tiveram animais em número, tanto de argola, quanto de rústico”, salientou. Segundo ele, agora os criadores da região contam com duas feiras ranqueadas, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, e já estudam a realização de mais eventos. “Comemoramos também, nesta feira, mais uma parceria de sucesso conquistada pela ABHB, com o Frigorífico Argus, de São José dos Pinhais, e uma vez aberta a porteira dessas exposições ranqueadas e os produtores se animando, só tende a crescer ainda mais”, avaliou o dirigente.


Entre as fêmeas Polled Hereford PO Rústico, destacou-se como Melhor Rústica o lote 2, tatuagem TE016, da Agropecuária São Francisco de Assis, de Dois Vizinhos (PR). Já entre as fêmeas Polled Hereford PC, o lote Grande Campeão foi de lote 4, tatuagens 2130, 2072 e 2081, da Fazenda 2A, de Honório Serpa (PR). Entre os machos, o Melhor Rústico Polled Heredord PO foi o lote 0, tatuagem TECV5720, da Fazenda 2A de Honório Serpa (PR). Da mesma propriedade saiu o Grande Campeão Polled Hereford PC Rústico, o lote 5, tatuagens 109, 094 e 057.


Da raça Braford Rústico, o Grande Campeão entre as fêmeas foi o Lote 14, tatuagens 6927, 6875 e 7202, da Fazenda 2A de Honório Serpa (PR). A Fazenda 2A também expôs o lote que sagrou-se Grande Campeão entre os machos Braford Rústico: Lote 22, tatuagens Z382, Z393 e Z210.


Entre as fêmeas Polled Hereford Argola, a Grande Campeã foi o Box 10, tatuagem TE40, da Agropecuária São Francisco de Assis, de Dois Vizinhos (PR). Já entre os machos Polled Hereford Argola, o Grande Campeão foi o box 17, tatuagem TECV5702, da Fazenda 2A de Honório Serpa (PR). O box 26, tatuagem: TED02, da Fazenda Riqueza de Bandeirante (SC) foi o Grande Campeão entre as fêmeas Braford Argola. E, entre os machos Braford Argola, o Grande Campeão foi o box 29, tatuagem FIV44, da Fazenda São Marcos de Novo Horizonte (SC).

Os resultados completos podem ser conferidos no site da ABHB em www.abhb.com.br.

Comments


bottom of page