top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Ovinocultura será destaque durante a Expofazenda no Paraná


De 20 a 24 de setembro, o município paranaense de Fazenda Rio Grande sedia a segunda edição da Expofazenda. E a ovinocultura será destaque no evento que ocorre no Centro Multieventos do município. A Associação Paranaense dos Criadores de Ovinos (Ovinopar), com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), sediará mais uma etapa do Ranking Paranaense de Ovinos durante a feira.


Conforme o presidente da Ovinopar, Jorge Szczypior, a entidade tem observado um interesse muito grande dos municípios paranaenses em sediar uma etapa do Ranking Paranaense de Ovinos da Ovinopar devido ao crescimento da pecuária ovina no Estado e no território nacional, assim como o aumento das exportações da carne ovina. "Observamos também a maciça presença do público nos pavilhões da ovinocultura nas feiras realizadas. Com relação a Expofazenda, fomos procurados para levar a etapa do ranking paranaense devido ao interesse dos criadores e sócios da Ovinopar em pontuarem em mais uma etapa do ranking e por se tratar de um mercado novo, com muitos criadores de ovinos no município e um mercado a ser explorado para negócios de animais de genética para melhoramento dos rebanhos locais", observa.


De acordo com o dirigente, os sócios da Ovinopar estão entre os melhores criadores da maioria das raças ovinas sendo comprovados nos resultados das participações nas feiras pelo território nacional principalmente na Expointer, onde tiveram vários campeões de categoria e Grandes Campeões animais de criações paranaenses e também nos resultados das vendas expressivas em leilões que colocam seus animais a venda.


Szczypior ressalta que, nas conversas iniciais com a Secretaria de Agricultura da Fazenda Rio Grande, quando foi apresentado o projeto da Expofazenda e as projeções para o futuro onde estão querendo preencher a lacuna deixada pelo término da Expotiba, a associação, com a missão de desenvolver a ovinocultura no Estado "procurando junto aos órgãos governamentais projetos e recursos para auxiliar os criadores paranaenses a desenvolverem e implantarem sua criação de ovinos, seja ela grande ou pequena, vimos uma grande oportunidade de mostrarmos todo o potencial genético existente no Paraná com animais de excelente qualidade e desenvolvimento", reforça.


O presidente da Ovinopar lembra também que o grande resultado dessa procura pela Etapa do Ranking Paranaense da Ovinopar e os resultados obtidos nas feiras anteriores mostram que os criadores estão no caminho certo. "Mostra que todo tempo e conversas dedicadas aos projetos para o desenvolvimento e fortalecimento da ovinocultura tem dado resultados positivos devido ao crescimento dos criadores e implantação de novas plantas frigoríficas pelo Estado", finaliza.


Comments


bottom of page