top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

PAC elege os grandes campeões Hereford e Braford 2019/2020


Comprovando mais uma vez os bons resultados que a genética Hereford e Braford vem apresentando, encerrou mais uma edição da Prova de Avaliação de Reprodutores HB (PAC) 2019/2020. Realizada em Bagé (RS) pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com o Polo de Excelências Genéticas das raças Taurinas (PoloGen) e Embrapa Pecuária Sul, a prova reuniu 30 reprodutores, divididos entre 11 exemplares Hereford e 19 Braford.


Para o Presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, responsável pela organização da prova, Aldo José Tavares dos Santos, esta edição trouxe resultados animadores através das avanços realizados pelas promotoras da prova. “Inicialmente nós buscamos desempenhar um trabalho de melhoria dentro dos critérios da PAC corrigindo a rota alimentar e sanitária, trazendo assim, animais superiores e selecionados para a avaliação. É importante parabenizar o trabalho desenvolvido pela equipe da Embrapa Pecuária Sul que realizou uma rotina de suporte excelente ao lado do inspetor técnico credenciado pela ABHB, Leonardo Correa, resultando no desenvolvimento dos animais durante a prova. Os touros apresentaram uma ótima adaptação e ganho de peso, e isso é a genética falando por si”, destaca.


A 16º edição da PAC Hereford foi vencida pela Estância Santa Tereza, de Camaquã (RS), com o touro tatuagem N 2866. O animal apresentou um ganho médio diário (GMD) de 1,1469 quilos. Já na 25ª edição da raça Braford o destaque foi para o touro tatuagem U228, da Estância São Bento, de Santana do Livramento (RS), fechando a prova com um GMD de 1,203 quilos. A segunda colocação na raça Hereford foi para a Estância São Francisco Xavier, de Dom Pedrito (RS), com o touro F 1501. Já a terceira colocação na raça foi para a Estância Santa Tereza, de Camaquã (RS), com o animal N 2862.


Quem levou o segundo lugar da raça Braford foi o touro tatuagem U23, pertencente à Cabanha Santa Camila, de Uruguaiana (RS). O terceiro lugar da raça foi para a Estância Santa Gertrudes, de Santana do Livramento (RS), com o touro 1557. O Coordenador da PAC pela Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, destacou a perfeita adaptação dos animais ao meio ambiente da região. “A Prova de Avaliação a Campo foi desenvolvida com sucesso. Touros com genética bastante apurada que corresponderam muito bem a prova. Dentro do programa a campo nós enfrentamos algumas dificuldades climáticas, mas os animais Hereford e Braford demostraram essa aptidão para o clima a campo e essa rusticidade já conhecida na raça. Realmente uma genética superior”, afirmou.


Durante a prova são avaliados diferentes quesitos, como ganho de peso diário, ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. Após o término da PAC, cerca de 45 dias depois, ocorre o Teste de Eficiência Alimentar (TEA), quando os animais são deslocados para uma área controlada, com cochos automatizados, que controlam tanto a entrada e saída de cada animal, como o consumo por ele realizado.


Participaram desta edição, touros de 14 criatórios de diferentes municípios do Rio Grande do Sul: Agropecuária Sereno Ltda, Estância São Francisco Xavier, Estância Guatambu, Wolf Agropecuária, Estância Santa Gertrudes, Estância Carcávio, Estância Bela Vista, Estância São Bento, Estância do Bolso, Estância Retiro do Ouro, Cabanha Santa Camila, Estância Santa Prenda, Fazenda Santa Tereza e Fazenda João de Barro. Os resultados podem ser conferidos no site da ABHB: www.abhb.com.br.


Foto: Murilo Alves/Divulgação

bottom of page