top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Pecuaristas vão debater perspectivas de mercado para 2024 em evento na Ufrgs


Com o objetivo de preparar seus associados para 2024, o Instituto Desenvolve Pecuária inicia o último mês de 2023 com um painel focado em perspectivas. Será no dia 1º de dezembro, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, a partir das 13h30min. O encontro reunirá autoridades, estudiosos e representantes do mercado, para falar sobre como está e como será o cenário da pecuária no próximo ano.


O presidente do Instituto, Luis Felipe Barros, esclarece que a perspectiva não significa que vão acertar. “Mas buscamos, pelo menos, alguns dados mais fidedignos e que a gente não entre (o ano) com informações que são passadas de forma aleatória”, explica. Ele detalha que um dos convidados a expor suas posições é o ex-ministro da Agricultura Antônio Cabrera. “O ministro Antônio Cabrera é uma unanimidade, é alguém que é conhecido mundialmente, que tem essa noção de mercado macro, e que, com certeza, vai nos apresentar informações que serão relevantes para nos posicionarmos”, afirma Barros, detalhando que, em sua palestra, o ministro falará sobre o agronegócio como um todo, tendo em vista que a pecuária utiliza grãos e está na integração lavoura pecuária na maioria das áreas.


Com uma visão focada no mercado, o chefe de Extensão do Minerva Foods, Marcelo Cabrera, falará sobre o posicionamento da empresa no mercado uruguaio. “Uma empresa multinacional tem bases que são aplicadas em todos os mercados, respeitando as peculiaridades. Porém, o mercado uruguaio é muito parecido com o do Rio Grande do Sul, então, vamos saber como o Minerva irá se posicionar, o que pensa acerca do mercado do boi”, conta Barros. Também do Minerva Foods, Alex Lopes trará a visão sobre gestão de riscos produtivos e preços.


O painel “Perspectivas Agropecuárias para 2024” terá, ainda, a presença de Antônio Carlos Ferreira, representando a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, para falar sobre o posicionamento do governo frente à pecuária gaúcha. Conforme o presidente do Desenvolve Pecuária, o painel também contará com o professor Júlio Barcellos e “seus dados assertivos”. “É muito correto o que ele tem apresentado, colhido, a partir do NESPro da Ufrgs”, afirma Barros, esclarecendo que a palestra do professor será focada em pecuária exclusivamente do Rio Grande do Sul.


Foto: Eduardo Marcanth Rosso/Divulgação

Kommentare


bottom of page