• AgroEffective

Prévia Morfológica 1 termina com 103 animais pré-aprovados em Esteio


Na busca por uma vaga nas fileiras do maior evento morfológico da raça, a pista principal do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), recebeu 252 exemplares para a Prévia 01, realizada entre os dias 8 e 11 de junho. Avaliados pelos técnicos Gustavo Arhanitsch, Rodrigo Albuquerque Py e Thiago Andreolla Persici, 77 machos e 175 fêmeas entraram em pista, divididos entre as categorias Potranco Menor, Potranco Maior, Cavalo Menor, Cavalo Adulto, Potranca Menor, Potranca Maior, Égua Menor e Égua Adulta. Destes, 103 exemplares foram pré-aprovados e seguem com chance de chegar à decisão da Morfologia, número que representa uma porcentagem de cerca de 40% de pré-aprovação entre os animais presentes. Esta é a primeira de duas prévias previstas no ciclo morfológico de 2021.


Dentro da totalidade dos animais que passaram por esta primeira seletiva, houve superioridade na presença de fêmeas, que representaram 69,4% dos participantes. No total, são 175 fêmeas e 77 machos, somando 252 exemplares admitidos pelo técnico supervisor do evento, Rouget Gigena Wrege. Além disso, é importante notar o potencial e o volume de jovens exemplares, já que cerca de 58% das fêmeas presentes eram potrancas (menores ou maiores).


Ao todo, o ciclo 2021 da Morfologia conta com duas atividades Prévias e, ao final dos campeonatos avaliados em cada uma delas, é anunciada uma lista de animais pré-aprovados, que seguem com chance na disputa por uma vaga na Final da Morfologia, em Esteio/RS. A lista geral e oficial dos animais habilitados para participar da decisão morfológica será divulgada após a realização da última Prévia do calendário, marcada para ocorrer entre os dias 21 e 24 de julho, também em Esteio.


Lembrando que, antes das prévias, foram realizadas cinco Exposições Passaporte (Outonal, Bagé, Uruguaiana, Ourinhos e Lages) que já deram vaga a 40 animais garantidos na Morfologia da raça Crioula na Expointer. O ciclo das Prévias Morfológicas 2021 conta com os patrocínios de Supra e Vetnil. A lista dos selecionados se encontra no site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em www.abccc.com.br.


Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação