A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) promoveu nesta quinta-feira, 1º de setembro, na 45ª Expointer, um seminário sobre cultivo de oliveiras. Participaram das discussões professores técnicos agrícolas e produtores da área de olivicultura. Houve consenso com relação à necessidade de contratação de técnicos agrícolas para trabalhar nas propriedades.
A avaliação geral é que os técnicos oriundos das escolas agrícolas têm boa formação. Também foi debatida a necessidade de o produtor instigar o técnico iniciante a usar seu potencial inovador na criação de novos processos na propriedade. Outro item destacado foi a necessidade de os proprietários incentivarem a visita de alunos aos pomares de oliveiras para despertar a curiosidade nos futuros técnicos agrônomos.
Já o presidente da Agptea, Fritz Roloff, lembrou que a entidade está montando um centro de qualificação profissional na localidade de Minas do Camaquã, no município de Caçapava do Sul. “O centro será especialista em olivicultura, vitivinicultura e noz-pecã. Desta forma, nós pretendemos contribuir para que as escolas tenham centros de referências onde possam buscar múltiplos saberes dessas culturas”, concluiu.
Comentarios