top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Tecnologia amplia produtividade da safrinha de milho em 10,6 sacos por hectare


A aplicação de tecnologias que controlam os estresses abióticos das plantas trouxe um incremento de 10,6 sacos por hectare na safrinha de milho, ou seja, 640 quilos a mais de produtividade por hectare. É o que mostra a pesquisa feita pela Elicit Plant Brasil nas áreas em que foram testadas as tecnologias da empresa, observando claramente um incremento em todos os componentes de rendimento como número e peso de grãos.


O produto aplicado foi o Bomafit, solução natural a base de extratos de plantas, atuando nas plantas tratadas tornando-as mais resistentes a ação prejudicial dos fatores climáticos os quais podem afetar a produtividade, dentre estes a falta ou o excesso de Água, extremos de temperatura, seja o frio ou o calor e a luminosidade, seja o excesso ou a falta como em dias nublados. "Nestes trabalhos, quando aplicado o Bomafit comparado a plantas sem aplicação, pudemos observar uma melhora na capacidade da planta de suportar a extremos de clima e explorar seu próprio potencial produtivo. Observamos plantas mais vigorosas e mais aptas a produzir", destaca o gerente de Desenvolvimento da Elicit Plant Brasil, Karol Czelusniak.


Conforme o especialista, nesta safrinha do milho se observou uma grande variação nas condições climáticas, um desafio extra aos agricultores e que persiste agora no início da safra de verão. "É consenso entre pesquisa e campo que as condições climáticas influenciam diretamente sobre o potencial produtivo e grande parte das publicações técnicas sugerem que fatores climáticos seguramente podem comprometer em mais 50% o potencial produtivo, sendo preciso aprofundar o conhecimento de como ajudar as plantas e obter soluções para enfrentar estes desafios assegurando a produção alimentar", observa.


Para o desenvolvimento desta nova tecnologia, nesta safra a Elicit Plant Brasil contou com o apoio de 12 renomadas e conceituadas instituições de pesquisa bem como 23 agricultores que cultivam nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. "Nestes, conduzimos trabalhos buscando demonstrar a performance e eficiência de Bomafit", ressalta Czelusniak.


bottom of page