top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Terceira edição do Olivas no Cais ocorre no mês de maio em Porto Alegre


O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e o Cais Embarcadero já definiram a data para a 3ª edição do Olivas no Cais. O evento deste ano ocorrerá de 10 a 12 de maio, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre (RS). A feira, que no ano passado foi realizada em outubro, trará mais uma vez a produção do azeite de oliva extravirgem para o centro da capital gaúcha, aproximando produtor e consumidor.


Segundo o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, a feira volta à sua data tradicional, como realizada na primeira edição, na estação do outono. “Dessa forma, podemos apresentar o azeite novo aos consumidores, demonstrando na prática a grande diferença dos azeites importados em relação aos azeites nacionais. Somente os países produtores podem realizar uma feira do azeite novo, com um azeite jovem, 100% preservado, assim fortalecendo a cultura do azeite de oliva local que é produzido aqui no Rio Grande do Sul”, observa.


Para o sócio diretor do Cais Embarcadero, Eugênio Corrêa, é mais que uma satisfação, mas sim uma honra participar do projeto Olivas no Cais. "Pudemos emprestar no mínimo um tijolinho para o desenvolvimento da cultura da produção do azeite de oliva gaúcho, onde os produtores foram incansáveis em superar obstáculos, superar barreiras e produzir um dos melhores azeites do mundo, que não deixa a dever para nenhum lugar no mundo em termos de qualidade", salienta, acrescentando que a produção do Rio Grande do Sul recebe vários prêmios internacionais. "O terroir gaúcho é muito apropriado, não deixando a desejar para nenhum terroir no mundo inteiro", complementa.


A feira contará com produtos já da safra 2024. Em 2023 o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas que passaram pelo Cais Embarcadero para acompanhar, além da comercialização, palestras técnicas e de mercado, assim como jantares harmonizados com o azeite de oliva produzido localmente. A feira tem entrada gratuita.

Comments


bottom of page