top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Universo Pecuária quer conectar produtores à agenda mundial da sustentabilidade


O auditório da Farsul sediou, na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, o lançamento da 2ª edição do Universo Pecuária. O evento aborda os desafios e as oportunidades da pecuária sustentável, por meio de palestras, workshops e eventos de negócios, em Lavras do Sul (RS). No primeiro ano, o evento reuniu 70 marcas e obteve um resultado de mais de R$ 50 milhões em negócios.


O diretor geral do Universo Pecuária, Davi Teixeira, disse que mais do que uma feira, o evento é um guarda-chuva para um movimento bem abrangente que tenta reunir e conectar as agendas para levar o agro para um patamar diferente de comunicação daquilo é feito desde a base do processo produtivo até o consumidor. Teixeira destacou que o Universo está no início da sua caminhada. “Estimamos um começo de até quatro anos para uma consolidação de trabalho em 20 anos”, afirmou Davi Teixeira, destacando que o UP segue com seu propósito de conexão de agendas. A diretora executiva do UP, Marcela Santana, complementou que querem "conectar produção, pecuária, aquilo que os produtores já fazem bem feito, às agendas mundiais de clima, finanças verdes, e toda essa pegada de sustentabilidade que se tem de um desenvolvimento econômico sustentável".


Para a edição de 2024, que será realizada entre 7 e 11 de maio, o Universo Pecuária terá uma Área de Insumos e Serviços para receber empresas que não tenham necessidade de grandes espaços físicos para apresentarem seus produtos, explicou Marcela Santana. Ela detalhou, também, que na Área de Relações Institucionais, na avenida principal do parque, estarão os principais parceiros do Universo Pecuária. Conectado à avenida estará o Gabinete da Pecuária Sustentável, espaço que tem o objetivo de conectar e fazer reuniões específicas do governo do Estado e parceiros do Universo.


Para a realização de palestras e os principais fóruns do evento, a Arena do Conhecimento é um auditório com capacidade para até 400 pessoas. Outro local que receberá muito público e sediará reuniões entre futuros parceiros é a Arena de Inovação, com espaço para startups do agro e rodadas de negócios.


Já a Trilha da Pecuária Sustentável será um local que reunirá todos os elos da carne, desde fazenda, indústria, varejo, ESG e gastronomia. O objetivo é ser uma experiência imersiva da cadeia da pecuária sustentável. A Trilha terminará na Via Gastronômica. “É ali, onde a sociedade tem contato com a pecuária, na mesa e a ideia é rechear o espaço de conteúdo , informação sobre pecuária e sobre a carne”, explica Davi Teixeira.


Para a segunda edição do evento, o setor de Máquinas e Implementos será ampliado e também receberá a agricultura familiar e pequenos comércios locais. Outra área que deve reunir novidades para 2024 é o Pólo de Integração Lavoura-Pecuária, onde haverá vitrines tecnológicas, dias de campo e oficinas técnicas de genética de campo e manejo. O objetivo dos organizadores é buscar, inclusive, demonstrar que há espaço para, em pleno outono, evitar o vazio forrageiro. “Estudamos a mudança do Universo Pecuária para maio e nos propomos a este desafio quanto às forrageiras numa época em que muitos disseram que não haveria o que mostrar”, destacou Teixeira.


O secretário estadual da Agricultura, Giovani Feltes, que representou o governador no lançamento, disse que "talvez mais do que os negócios que vão se estabelecer nesta segunda edição, o mais representativo é o processo pedagógico e aculturador que este tipo de iniciativa deve incutir na consciência dos gaúchos". Também compuseram a mesa, o presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul Francisco Abascal, o presidente da Cotrisul Gilberto Fontoura, o prefeito de Lavras do Sul Sávio Prestes, o diretor técnico do Sebrae RS Ayrton Ramos, o superintendente do Senar RS Eduardo Condorelli e diretor da Farsul Domingos Velho Lopes.


O Universo Pecuária é uma promoção do Sindicato Rural de Lavras do Sul e co-realização da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul, além do projeto e execução da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios.

댓글


bottom of page