Espaços concentram debates sobre inovação e tecnologia na 36ª Abertura da Colheita do Arroz
- Artur Chagas

- há 44 minutos
- 3 min de leitura

A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que será realizada de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), terá a inovação como um de seus principais eixos, com destaque para as Arenas de Inovação e de Drones, espaços voltados à modernização do agronegócio e à difusão de novas tecnologias aplicadas ao campo.
A organização do evento tem por objetivo concentrar, nesses dois espaços, debates sobre tecnologia, uso de dados, sustentabilidade e ferramentas que já fazem parte da transformação produtiva da agricultura e da pecuária. A proposta é aproximar produtores, setor público, empresas e especialistas, reforçando a inovação como estratégia para aumentar eficiência, competitividade e rentabilidade no meio rural.
A Arena de Inovação foi concebida como um ambiente de diálogo e troca de experiências, conectando o conhecimento acumulado pelos produtores gaúchos com as novas soluções tecnológicas que vêm impactando o setor agropecuário. O diretor Jurídico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Anderson Belloli, reforça o espaço como um ambiente de debates. “A ideia é conectar toda experiência e excelência do produtor gaúcho com esse mundo de tecnologia hiperconectado que vivemos, tentando fazer essa tecnologia colaborar para o produtor produzir mais e melhor, diminuindo custos e aumentando lucratividade”, destaca.
A agenda começa na terça-feira (24) com discussões voltadas à inovação como ferramenta de transformação no meio rural. Pela manhã, o destaque será para soluções tecnológicas aplicadas ao campo, com a apresentação de cases e iniciativas que conectam startups, pesquisa e produção agropecuária. À tarde, os debates avançarão para a integração entre diferentes elos das cadeias produtivas, mostrando como a união entre setores pode gerar novas oportunidades de crescimento. A programação seguirá com painéis sobre o conceito de “cidade do agro” e a evolução da pecuária brasileira, abordando temas como eficiência produtiva, sustentabilidade e novos modelos de produção de carne.
Na quarta-feira (25), o protagonismo feminino ganhará espaço com um painel dedicado à liderança, propósito e inovação, destacando o papel das mulheres na transformação do agronegócio e nos ambientes de decisão. Ainda no mesmo dia, ocorrerá o lançamento da Trilha do Agro no South Summit 2026, reforçando a conexão entre o setor agropecuário e os grandes eventos globais de inovação. Ao longo da tarde, temas como inteligência artificial, uso de dados, produtividade, crédito e financiamento inteligente estarão em pauta. Também será apresentado um projeto piloto de rastreabilidade bovina no Rio Grande do Sul, iniciativa estratégica para agregar valor, transparência e competitividade à cadeia da carne.
A programação se encerra na quinta-feira (26) iniciando com uma palestra sobre protagonismo, atitude e liderança, conectando valores humanos ao desenvolvimento do agro. Em seguida, os debates se concentrarão no futuro do setor, com foco em tecnologia, comunicação digital e sucessão familiar, destacando a importância do posicionamento estratégico dos produtores nas redes e na sociedade. O último painel tratará da Integração Lavoura-Pecuária em terras baixas, discutindo caminhos que unem aumento de produtividade e descarbonização, alinhados às metas climáticas e à agricultura de baixo carbono.
A Arena de Inovação tem o patrocínio do BRDE, Canoa Mirim, Grupo Felice, CMPC e NAX e apoio do Irga, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação.
Outro destaque do evento será a área de drones. O diretor técnico da Federarroz, André Matos, ressalta que o drone deixou de ser uma tecnologia do futuro e hoje integra o cotidiano das lavouras de arroz no Rio Grande do Sul e no país. “Pela versatilidade, pela economia na aplicação de defensivos, a agilidade dos processos e a precisão que a tecnologia trouxe às aplicações”, pondera. Matos acrescenta que o drone se tornou acessível à maioria dos produtores, com custo-benefício atrativo, e vem se popularizando entre novos usuários.
A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas tem como tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”. O evento é uma realização da Federarroz, com correalização da Embrapa e do Senar, e patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Informações e inscrições gratuitas no site www.colheitadoarroz.com.br.





Comentários