top of page

Febrac entrega medalhas Paulo Brossard e presta homenagem póstuma à liderança das aves

  • Foto do escritor: Redação AgroEffective
    Redação AgroEffective
  • 7 de set.
  • 2 min de leitura
Em evento que reuniu criadores e lideranças do agro, Febrac celebrou legado de Maria Helena Noschang e distinguiu personalidades com a honraria (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)
Em evento que reuniu criadores e lideranças do agro, Febrac celebrou legado de Maria Helena Noschang e distinguiu personalidades com a honraria (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

Uma noite marcada pela emoção e pelo reconhecimento reuniu criadores e lideranças do setor em jantar realizado na Casa da Federação Brasileira das Associações dos Criadores de Animais de Raça (Febrac), em Esteio, em memória de Maria Helena Noschang, dirigente do setor avícola, e na entrega da medalha Paulo Brossard a personalidades do agronegócio.


Em tributo a Maria Helena Noschang, presidente da Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raça Pura e Ornamentais (APCA) e conselheira da Febrac, foi entregue uma placa à filha, Tamara Noschang. O presidente da Febrac, Marcos Tang, ressaltou a importância da homenagem. “Uma guerreira, uma saída precoce do cenário, os desígnios, mas muito importante e justiça lembrá-la, entregar o mínimo que podíamos fazer”, apontou. Comovida, Tamara destacou a continuidade do legado da mãe. “Eu sei que ela deixou um legado incrível, deixa uma família unida e um legado que vai ser levado adiante, isso é o mais importante”, disse.


Na mesma noite, a Febrac realizou a entrega da medalha Paulo Brossard, que reconhece figuras de destaque na agropecuária. Tang explicou o espírito da honraria. “Homenageamos aqui a longevidade dentro da agropecuária fazendo as coisas, mas também a atitude enérgica, recente, tornando nós de novo exportador e as aves podendo estar aqui adaptando tudo. Então, pessoas que mereceram muito receber essa homenagem e sempre lembrando o nome da nossa medalha, que também é o nosso grande jurista e agropecuarista Paulo Brossard”, observou.


Brossard foi pioneiro na introdução da raça Lincoln Red no Brasil, bovinos britânicos de pelagem vermelho-cereja, conhecidos pela docilidade e precocidade. Foram reconhecidos com esta distinção neste ano o superintendente técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), José Luiz Rigon, a coordenadora Vigilância e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, Rosane Collares, o diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, o presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Joaquin Villegas, e o diretor executivo da Febrac, Fernando Azambuja.



Comentários


bottom of page