top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Jovens exemplares demonstram qualidade na passaporte de Lavras do Sul


Foi no pista do Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, no Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS), que oito exemplares garantiram suas vagas direto para a final da Morfologia da Expointer 2023. Iniciado no dia 2 de junho, 75 animais entraram na disputa, admitidos pelo técnico, Carlos Marques Gonçalves Neto, e demonstraram toda a sua conformação durante os dois dias de evento. Sob os olhares da dupla de jurados composta por Lauro Varela Martins, como jurado principal, e Renato Dotto Gonçalves Filho, como jurado auxiliar, quem recebeu o título de Grande Campeã foi Grandeza Del Arroyo, a qual também recebeu a faixa de Melhor Exemplar da Raça. Na categoria machos, quem liderou a fila no Grande Campeonato foi Galanteio da Marca EB, dois exemplares que esbanjam jovialidade e selo racial.


Com olhares atentos e com filas expressivas em pista, a dupla de jurados avaliaram com cuidado cada exemplar, levando em conta o standard da raça. Com animais que esbanjam qualidade racial e com andares reconhecidos, Lauro Varela Martins, ao lado de seu auxiliar, Renato Dotto Gonçalves Filho, selecionaram minuciosamente cada animal, os quais terão boa representatividade na grande pista de Esteio e que contam com qualidades acerca de sua jovialidade. "A cada dia nós identificamos ainda mais qualidades em animais jovens, tanto nos machos quanto nas fêmeas. Essa potência genética do Cavalo Crioulo só demonstra o crescimento exponencial através do trabalho dos criatórios, dos técnicos e também da associação, que fomenta cada vez mais este trabalho. O resultado disso está na pista e será reconhecido no maior palco da raça", finaliza Lauro.


De um tronco muito importante e com uma impressionante paleta, a Campeã Égua Menor demonstrou toda sua desenvoltura em pista e garantiu mais de uma faixa nesta morfologia passaporte. Ao todo foram três faixas recebidas pela exemplar, a qual pleiteou a posição de Grande Campeã e também de Melhor Exemplar da Raça. Segundo o jurado principal do evento, os aprumos estavam invejáveis, "com bons garrões e uma andadura que nos dá vontade de encilhá-la. Essa égua possui todas as credenciais necessárias para representar uma égua crioula em qualquer lugar que ela vá", concluiu o jurado. Filha de Arlequim do Purunã e Escrava do Debochado, ela foi criada e exposta por Gilberto Arriada Rodrigues, estabelecimento Estância Nova, de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul.


Na categoria machos a jovialidade também chamou a atenção dos jurados, o que garantiu a liderança para o Campeão Potranco Menor, Galanteio da Marca EB. Com qualidades que impressionam muito para sua idade, o macho também puxou a fila nos Grandes Campeonatos, recebendo a escarapela de três cores. "Uma qualidade racial que impressiona. Caminha muito bem, com bons aprumos. Mesmo sendo um Potranco Menor, ele já carrega em si um conjunto muito completo. Mal posso esperar para ver esse exemplar se desenvolvendo ainda mais com o passar do tempo", afirmou o jurado. Filho de BT Lucero e Zarabatana dos Castanheiros, Galanteio foi criado e exposto por Diogo Bontobel Breyer, da Cabanha Don Pedro, município de Alegrete (RS).


Com uma receptividade ímpar, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos organizou toda a Morfologia Passaporte com cuidado aos mínimos detalhes. Além disso, contou com grande apoio do Sindicato Rural, órgão que detém muita representatividade no município. Com instalações de fácil acesso para todo o público, logo no primeiro dia o Núcleo ofertou um café para todos os presentes, com pratos da culinária local.


Para o Presidente do Núcleo, Guilherme Kempa Abascal, toda essa receptividade que o Núcleo disponibiliza para quem vem acompanhar os eventos vem de uma forte parceria com o Sindicato Rural de Lavras, o qual sempre disponibiliza apoio e fomento para o Cavalo Crioiulo. "Para nós é muito importante receber um evento deste nível em nosso núcleo. Nós realizamos um trabalho de parceria muito forte com o Sindicato, aliado aos nossos colaboradores que estão sempre dispostos a fazer a manutenção dos espaços para melhor receber aqueles que vêm até ao parque. Nós também nos preocupamos em oferecer boas cocheiras, bons acampamentos, boas condições de sanidade e instalações para todos", ressaltou o presidente.


Além da receptividade, o Núcleo contou com um Leilão virtual, o qual arrecadou cerca de R$ 70 mil reais em fundos para o desenvolvimento do mesmo. O resultado do leilão foi feito ao vivo, na noite de sábado, 3 de junho. O Núcleo de Lavras agradece imensamente a todos que doaram coberturas e também para aqueles que realizaram lances e compras durante o evento. Essas ações são importantes para dar apoio e manter vivo o fomento do cavalo crioulo em todas as regiões do estado e do país.

Confira o Resultado


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

GRANDEZA DEL ARROYO

Criador: GILBERTO ARRIADA RODRIGUES Expositor: GILBERTO ARRIADA RODRIGUES Estabelecimento: ESTÂNCIA NOVA, Santa Vitória Do Palmar (RS)


Reservada Grande Campeã

TERTÚLIA DO ICHÚ

Criador: CONDOMÍNIO IRMÃOS FLÓRIO Expositor: CONDOMÍNIO IRMÃOS FLÓRIO Estabelecimento: CABANHA ICHÚ, Santa Vitória Do Palmar (RS)


Terceira Melhor Fêmea

ELIZA DE QUARACI

Criador: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES Expositor: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES Estabelecimento: CABANHA QUARACI, Santa Cruz Do Sul (RS)


Quarta Melhor Fêmea

MARAGATA DA BARONESA

Criador: LUÍS FERNANDO E ROGÉRIO A.MAGALHÃES Expositor: LUÍS FERNANDO E ROGÉRIO A.MAGALHÃES Estabelecimento: ESTÂNCIA DA BARONESA, Capão Do Leão (RS)


MACHOS


Grande Campeão

GALANTEIO DA MARCA EB

Criador: DIOGO VONTOBEL BREYER Expositor: DIOGO VONTOBEL BREYER Estabelecimento: CABANHA DON PEDRO, Alegrete (RS)

Reservado Grande Campeão

MASCALZONE DO GARRUCHO

Criador: HERNANI TAUNAY ANGELI Expositor: HERNANI TAUNAY ANGELI Estabelecimento: CABANHA GARRUCHO, São Sepé (RS)


Terceiro Melhor Macho

LOS ROTCHA PAI DE SANTO

Criador: RODRIGO E FERNANDO OCTÁVIO DA ROCHA Expositor: RODRIGO E FERNANDO OCTÁVIO DA ROCHA Estabelecimento: CABANHA LOS ROTCHA, Capão Do Leão (RS)


Quarto Melhor Macho

LINDO DE FATO D'LOS BRITTES

Criador: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES Expositor: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES Estabelecimento: CABANHA D LOS BRITES, Barra Do Ribeiro (RS)


Fotos: João Morais/Divulgação

Comments


bottom of page