top of page

Leilões e grandes eventos marcaram de forma positiva o setor pecuário em 2025

  • Foto do escritor: Rejane Costa
    Rejane Costa
  • há 59 minutos
  • 2 min de leitura
Avaliação da ANC destaca os remates de primavera e outono assim como a 2ª Fenagen, e espera para 2026 um aumento na exportação de carne (Foto: Edu Rickes/Divulgação)
Avaliação da ANC destaca os remates de primavera e outono assim como a 2ª Fenagen, e espera para 2026 um aumento na exportação de carne (Foto: Edu Rickes/Divulgação)

O ano de 2025 foi complicado para a agropecuária, sobretudo para a agricultura, especialmente pelas questões climáticas e preços achatados. Para o setor pecuário, o cenário foi um pouco mais estável com leilões de Primavera registrando boa liquidez e valores razoáveis. Também ocorreram eventos importantes com resultados positivos.


O presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Joaquin Villegas, relembra o Congresso Mundial de Braford, realizado em maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e a segunda edição da Feira Nacional de Genética (Fenagen Promebo) em julho, na Associação Rural de Pelotas. “Ambas foram um sucesso. A Fenagen tem se consolidado por ser uma feira extremamente técnica, com julgamentos e dados específicos do Promebo, além de uma parte morfológica. Neste ano a Feira foi superior à primeira edição em todos os sentidos, no número de animais e de expositores”, salienta.


Foto: Edu Rickes/Divulgação
Foto: Edu Rickes/Divulgação

Villegas ressalta, ainda, as exposições de outono que, segundo ele, foram muito boas, e a Expointer. “É uma exposição grandiosa, a maior feira latino-americana, onde se encontram produtores de todas as raças”, reitera. Em relação à ANC, o presidente destaca que esse ano foi bastante positivo. “Tivemos a auditoria do Ministério da Agricultura aprovando o nosso trabalho sem nenhuma ressalva, o que é difícil, já que a associação tem a tarefa de fazer o registro genealógico de 41 raças”, pontua.


Para 2026, Villegas acredita que a exportação vai seguir crescendo. “Tem uma demanda mundial por proteína animal e a expectativa é de que os preços vão melhorar no que diz respeito à carne. Dentro da ANC, vamos continuar trabalhando para aprimorar ainda mais o nosso serviço. Temos um novo projeto que é o programa Promebo Comercial que vai trabalhar só com gado de campo, sem registro. E vamos continuar atuando firme para que a terceira Fenagen seja também um sucesso”, conclui.






Comentários


bottom of page