Promebo registra mais de 45 mil avaliações em 2025 e destaca avanço da raça Brangus
- Artur Chagas

- há 1 dia
- 2 min de leitura

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) apresentou os números do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) referentes a 2025. Ao longo do ano, foram registradas 45.476 avaliações, incluindo dados de desmama, sobreano, ultrassonografia e avaliações genômicas vinculadas.
O resultado representa um crescimento de 2,6% em relação a 2024, sinalizando a manutenção da adesão dos criadores ao programa e a continuidade do uso das ferramentas de avaliação genética como apoio à tomada de decisão dentro das propriedades. Entre os destaques do levantamento está a raça Brangus, que apresentou crescimento de 17% no número de avaliações na comparação entre 2024 e 2025.
Segundo o coordenador do Promebo, Laerte Rochel, o avanço da raça Brangus vem se consolidando ao longo dos últimos anos. “Observamos um crescimento muito significativo da raça, inclusive nos registros, o que demonstra seu potencial de adaptação às condições brasileiras e a forte expansão registrada recentemente. Nos últimos dez anos, o Brangus cresceu, em média, 10% ao ano, e de 2024 para 2025 esse incremento chegou a 17%”, afirma.
Para o coordenador do Promebo, esse desempenho está diretamente relacionado à utilização do programa como ferramenta estratégica de seleção genética dentro das propriedades. “Isso mostra que o trabalho idealizado há cerca de 50 anos pelo zootecnista Luiz Alberto Fries ganha cada vez mais importância. O programa de seleção é fundamental para orientar a escolha das matrizes e indicar os melhores acasalamentos”, destaca.
Apesar do crescimento positivo em 2025, Rochel observa que o avanço no número total de avaliações foi mais moderado. Segundo ele, esse cenário reflete as dificuldades enfrentadas pela pecuária nos últimos anos, período marcado pela expansão acelerada da agricultura, especialmente das lavouras de soja e arroz, o que acabou reduzindo a atividade pecuária em diversas regiões.
Ainda assim, o coordenador do Promebo considera que o setor vive um momento de retomada. “Percebemos a pecuária entrando em uma nova fase, de maior valorização e relevância. O crescimento observado de 2024 para 2025 já é um sinal disso, e a expectativa é de que 2026 apresente um desempenho ainda melhor”, conclui.






Comentários