Seminário Encorte destaca estratégias para qualidade e valorização da carne bovina
- Érika Ferraz

- 9 de nov. de 2025
- 3 min de leitura

O terceiro dia do Universo Pecuária, realizado nesta sexta-feira, 7 de novembro, em Lavras do Sul (RS), contou com a realização do Seminário Encorte, na Arena do Conhecimento. Pesquisadores e profissionais da zootecnia debateram eficiência produtiva, manejo e valorização da carcaça bovina, conectando ciência, prática e mercado.
A primeira palestra foi ministrada pelo zootecnista Ricardo Zambarda Vaz, professor associado no Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da UFSM – Campus Palmeira das Missões. Sob o tema “O Impacto do Temperamento no Desempenho Animal: Estratégias para Reduzir Perdas da Concepção à Carcaça”, Vaz apresentou dados que demonstram como o temperamento influencia diretamente no ganho de peso e na rentabilidade na pecuária.
Vaz enfatizou que um animal com temperamento excitável e temperamento adequado, pode ter até 30 quilos de diferença na terminação. “A gente tem tentado medir e tentado quantificar as quantidades de perdas realizadas durante esse processo do manejo pré-abate, do carregamento na propriedade, no transporte e no frigorífico, para tentar verificar onde estão ocorrendo as maiores perdas e como elas ocorrem”, destacou.
O pesquisador ainda alertou para os prejuízos causados por falhas no manejo pré-abate: “Nós temos um tempo de produção extremamente grande, demorado para produzir um boi até ele chegar à nossa gôndola como carne, e a gente pode destruir ele em questões de minutos. Um manejo mal realizado no pré-abate pode determinar uma carne mais dura, uma carne mais seca, uma carne com menos qualidade, ou até a perda total desse animal por um estresse muito grande”.
Na sequência, o professor Luiz Angelo Damian Pizzuti, chefe do Departamento de Zootecnia da UFSM – Campus Santa Maria, apresentou a palestra “Da Fazenda ao Frigorífico: Qualidade e Valorização da Carcaça Bovina”.
Ele abordou a importância da genética, da idade e do manejo no desenvolvimento da carcaça e nas características sensoriais da carne, como marmoreio, maciez e suculência: “À medida que os animais vão ficando mais velhos, eles vão ficando mais ineficientes. (...) A formação daquela carcaça, ela tem que ter um atendimento especial nas idades mais jovens dos animais, porque depois você torna mais caro querer produzir uma carcaça melhor, e recuperar aquilo que ele não produziu enquanto jovem”.
Encerrando o ciclo de palestras, o tecnólogo e acadêmico de Medicina Veterinária Peterson Coden, membro do Grupo Encorte, convidou os produtores para participarem do Projeto Campeonato de Carcaças, avaliando os produtores que abateram no Frigorífico Silva de janeiro a dezembro de 2025.
A iniciativa busca avaliar os melhores desempenhos em parâmetros como peso, acabamento, sanidade e dentição. “No 35º Encorte Santa Maria (RS), a gente está buscando fazer esse Campeonato da Carcaças para que a gente possa entender como é que funciona o sistema de produção, ter um reconhecimento desses produtores e criar uma ligação entre o campo, a indústria e o grupo de pesquisa”.
O seminário foi finalizado com uma mesa-redonda mediada pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Vinicius Lampert, reunindo os três convidados para debater desafios e oportunidades que conectam o campo ao frigorífico.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.






Comentários