top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Uruguaiana passaporteia mais oito exemplares para Morfologia Expointer


Pista pesada. Com animais diferenciados. As palavras do presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea, Leonardo Pavin, resumiram os dois dias de julgamento em Uruguaiana (RS) que passaporteou mais oito exemplares para a final do ciclo morfológico 2022, que acontece de 24 a 27 de agosto, durante a Expointer. Sendo o maior Passaporte Morfologia deste ciclo, 123 animais foram admitidos pelo técnico Paulo Armando Rebello Solheid para entrarem na Pista do Parque de Exposições Agrícola e Pastoril. A difícil missão de julgar ficou a cargo de Carlos Marques Gonçalves Neto, secretariado por Mário dos Santos Suñe.


O ano é 2022, mas quem acompanhou o Passaporte Morfologia pôde relembrar exemplares que já fizeram história no principal palco da raça Crioula em anos anteriores. Entre as fêmeas, o destaque foi duas éguas que foram Melhor Exemplar da Raça e Reservada de Grande Campeã na Morfologia Expointer do ano passado. PP Zara da Renascer-TE e RE Pioneira-TE, repetiram suas posições daquela ocasião: Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã do Passaporte Uruguaiana de 2022, garantindo vaga para Esteio.


Segundo o jurado, foi um momento ímpar das fêmeas "Para nós criadores de longos anos, dentro desta magnifica raça, encontrar animais desta magnitude, de frente aos nossos olhos e decidir, no momento, que uma vai ser a campeã e a outra reservada nos parece muito pequeno e ao mesmo tempo muito grande: pequeno pela raça, pela evolução da raça crioula, encontrar animais dessa beleza ímpar. Encontrar essas duas éguas que andam na frente da fila com simples e mínimos detalhes, detalhes me fizeram colocar a escarapela na zaina que caminha na frente.


Filha de Sargento do Itapororó e PP Sonhadora da Renascer-TE, PP Zara da Renascer traz consigo uma trajetória morfológica de vitórias. A zaina salina é a atual Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça da Expointer de 2021, quando foi passaporteada como Melhor Exemplar da Expo-Outonal do mesmo ano. É criada e foi exposta por Paulo Roberto Pavin, Cabanha Renascer, Uruguaiana (RS).


Entre os machos a decisão também não foi fácil. Segundo Gonçalves Neto, foi um lote de cavalos muito lindos "Destaco o Grande Campeão, um cavalo muito equilibrado, que caminha muito bem, leve de frente, com o posterior potente, sua nobreza racial, por sua inserção de borda inferior melhor, ao meu ver, do que o reservado, foi o que o levou ao título”. O comentário foi para Querendon do Recanto Crioulo, outro exemplar já conhecido nas pistas morfológicas e também nas provas funcionais.


O atual 1º Lugar na Classificatória Norte ao Freio de Ouro 2022, Bocal de Prata 2021, Terceiro Melhor Macho na Morfologia 2016 e Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão da Expointer 2018, vai estar presente, novamente, na Expointer 2022. Filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, o zaino é de criação de Adelmo Hess e exposto por Vinicius e Rafaela dos Santos, Cabanha Dom Vico, Santiago (RS). O Reservado de Grande Campeão foi Chamamé Nochero, exemplar que foi o Grande Campeão do Passaporte Morfologia da mesma cidade em 2021, quando foi Reservado de Grande Campeão da Morfologia 2021.


Na avaliação do Presidente do núcleo, se atingiu objetivo no número de inscrições. "Superamos mais de 120 animais inscritos, além de uma qualidade ímpar em pista, uma disputa fortíssima nas fêmeas e nos machos, grandes animais, grandes nomes da raça. É uma satisfação para o núcleo e mais uma vez essa pista se demonstra muito importante e muito pesada a nível da nossa raça”, ressaltou.

Confira o resultado


MACHOS


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão

QUERENDON DO RECANTO CRIOULO

Criador: ADELMO HESS, Expositor: VINÍCIUS E RAFAELA DOS SANTOS, Estabelecimento: CABANHA DOM VICO, Santiago (RS)


Reservado Grande Campeão

CHAMAMÉ NOCHERO

Criador: FÁBIO SCARPIM RAMON, Expositor: CONDOMÍNIO CHAMAMÉ NOCHERO, Estabelecimento:


Terceiro Melhor Macho

GAP MAESTRO-TE

Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES, Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES, Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)


Quarto Melhor Macho

JURAMENTO DOS CASTANHEIROS

Criador: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS, Expositor: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS, Estabelecimento: CABANHA DOS CASTANHEIROS, Pejuçara (RS)


FÊMEAS


Grande Campeã

PP ZARA DA RENASCER-TE

Criador: PAULO ROBERTO PAVIN, Expositor: PAULO ROBERTO PAVIN, Estabelecimento: CABANHA RENASCER, Uruguaiana (RS)


Reservada Grande Campeã

RE PIONEIRA-TE

Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Estabelecimento: ESTÂNCIA LIBERDADE, Rolante (RS)


Terceira Melhor Fêmea

JAMAICA DA GAP SÃO PEDRO

Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES, Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES, Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)


Quarta Melhor Fêmea

GAP NORUEGA-TE

Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES, Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES, Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)


Fotos: Everton Souza Marita/Divulgação

bottom of page