Búfala leva o bicampeonato da Fenasul Expoleite na raça Mediterrânea
- Ieda Risco
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Búfalas das raças Murrah e Mediterrânea foram avaliadas em pista neste sábado, 17 de maio, na Fenasul Expoleite 2025. Desfilaram para os jurados duas fêmeas Murrah e três Mediterrânea. O jurado Marcelo Fortes foi acompanhado pelo presidente da Associação Mexicana de Criadores de Búfalos, Ismael Coronel. Expostas pela Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, de Eldorado do Sul (RS), duas novilhas Murrah, Cachoeira e Cristal, concorreram na categoria Vaca Jovem. A campeã foi Cristal, que se destacou por estar com prenhez de sete meses. Ambas pertencem à Cabanha Búfalas do Pampa, de Rosário do Sul, e foram permutadas para a Ufrgs.
Já entre as búfalas da raça Mediterrânea, entraram em pista três exemplares, duas com bezerro ao pé e uma com prenhez confirmada. Dentro da categoria que reuniu as duas vacas mais novas, Fernanda e Charlote, a primeira se destacou aos olhos dos jurados. Com mais idade, Teresa Cristina competiu sozinha em sua categoria e venceu o Grande Campeonato da raça. O jurado Marcelo Fortes, da Fazenda do Cedro, disse que todos os animais eram muito caracterizados em termos raciais. “De uma maneira geral muito bem apresentados, bons animais”, avaliou.
A presidente da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), Desireé Möller, disse que foi um julgamento de peso. Ela celebrou que a sua vaca, Tereza Cristina, pela quarta vez (duas edições da Expointer e duas da Fenasul Expoleite), venceu o campeonato. Proprietária da Fazenda O Butiá, de Viamão (RS), Desireé considera importante que, apesar de trazer há duas feiras os mesmos animais, as campeãs vão mudando. “A Tereza Cristina acaba sendo campeã em função da idade, é uma outra categoria, mas a categoria que hoje está entre 25 a 36 meses, é interessante porque vai mudando a grande campeã. Conforme elas vão evoluindo, o corpo muda, a morfologia vai melhorando, vão acentuando aspectos positivos ou negativos”, explicou. Ela também ressaltou que na feira puderam mostrar para os criadores uma alternativa de produção e para o público visitante de onde vem a famosa burrata, a mozzarella e até mesmo a carne que é tão saudável.
Comments