top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Crianças e adolescentes disputarão a primeira Supercopa Jovem do Cavalo Crioulo


Um duelo entre gigantes. Com o objetivo de reunir os quatro ginetes campeões de cada categoria do Freio Jovem dos últimos dois anos, a 1ª Supercopa Jovem promoverá a disputa dos troféus de supercampeões. Nos dias 28 e 29 de agosto de 2022, meninas e meninos entre 6 e 17 anos irão competir no maior palco da raça: a Expointer, junto à final do Freio de Ouro e à Morfologia. A atividade é organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


A primeira edição da Supercopa para crianças e adolescentes vem depois do sucesso da 1ª Supercopa do Proprietário, que ocorreu dentro da programação do Cavalo Crioulo na Expointer 2021. A iniciativa surgiu com o objetivo de aumentar a visibilidade da prova, que oportuniza a continuidade da raça e a iniciação dos jovens.


Para o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário e das Provas Jovens, Fernando Gonzales, a Supercopa Jovem também promoverá a aproximação dos jovens com os corredores do Freio de Ouro, considerados os grandes astros do setor. “Esse é o grande objetivo da Supercopa: que ela sirva também como base de formação para esses jovens. Alguns provavelmente serão futuros profissionais, então já podem ir convivendo, aprendendo e se espelhando nesses profissionais de hoje”, pontua.


Além disso, as competições também oferecem a possibilidade de que os jovens experimentem outros ambientes e vivências, o que contribui para a manutenção da saúde física e mental. “As redes sociais e a tecnologia proporcionam que eles estejam fisicamente com a gente, mas não próximos mentalmente. Com o cavalo, há a exigência de disciplina entre ele e o animal, frequência, hierarquia com o treinador que o orienta e respeito com os cavalos”, aponta Gonzales.


A disputa do evento acontecerá a cada dois anos, com as categorias já conhecidas na modalidade. Serão divididas as categorias feminina e masculina nas seguintes idades: Categoria Infantil A (6-8 anos); Categoria Infantil B (9-11 anos); Categoria Juvenil (12-15 anos); Categoria Júnior (16-17 anos).


Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

bottom of page