top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Búfalas de leite da raça Murrah serão tema do Dia de Campo organizado pela Ascribu


A Cabanha da Herdade, localizada em Gravataí (RS), região metropolitana de Porto Alegre, será sede do próximo Dia de Campo, realizado pela Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu). O encontro terá como tema a criação e o manejo de búfalas da raça Murrah e a produção de leite como agregador de renda, e está marcado para iniciar às 8h do dia 30 de abril. Entre as atividades, palestras e momentos com os animais da fazenda.


Produtor de bubalinos desde 2004, Guilherme Aydos, proprietário da Cabanha, quer mostrar que a seleção de búfalas da raça Murrah é a mais adequada para pequenas propriedades quando o objetivo é produção leiteira. “Vamos falar sobre qual o manejo que melhor se adapta, mostrar nossa sala de ordenha e como é o nosso manejo de pastagens”, explica.


Conforme o anfitrião do Dia de Campo, o tema sustentabilidade também estará presente no encontro. O objetivo é esclarecer como o búfalo pode contribuir para o tripé ambiental, social e econômico. Aydos fala que o evento também abordará o mercado do búfalo de leite e derivados, quais os nichos que devem ser explorados. “Além do gourmet, com a burrata, mas também o orgânico e o voltado para os intolerantes à proteína tipo A1”, explica.


Desirré Möller, presidente da Ascribu, ressalta que este tipo de evento traz uma experiência completa. “Além do que é feito na cabanha, o Dia de Campo contará com a participação de integrantes do GEBU, Grupo de Estudos de Bubalinos da Ufrgs, e da Incentive Jr, uma empresa incubada na universidade federal que é formada por alunos da Agronomia e Zootecnia e presta consultoria e planejamento agropecuário, além de depoimentos de produtores”, relata. Também estarão presentes o proprietário de um bar que introduziu a carne de búfalo no cardápio e contará como foi a resposta de seus clientes, bem como a veterinária Angela Schirmer que falará sobre a sua experiência com a geração de renda com leite de búfalas.


Para mais informações sobre o Dia de Campo os interessados podem acessar as redes sociais da Ascribu (@ascribu) ou da Cabanha da Herdade (@cabanhabufalomurrah).

bottom of page