top of page

Búfalos ampliam presença na Fearg e consolidam polo da atividade na região metropolitana

  • Foto do escritor: Nestor Tipa Júnior
    Nestor Tipa Júnior
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura
Criadores de Gravataí e Portão destacam crescimento da bubalinocultura na região e reforçam importância da feira como vitrine e espaço de negócios (Foto: Guilherme Aydos/Divulgação)
Criadores de Gravataí e Portão destacam crescimento da bubalinocultura na região e reforçam importância da feira como vitrine e espaço de negócios (Foto: Guilherme Aydos/Divulgação)

A bubalinocultura volta a marcar presença na 11ª Fearg – Feira Agroambiental e Turística de Gravataí, que ocorrerá de 6 a 9 de novembro, no Parque de Eventos Valdeci Cabeleira Bitelo. A exposição, que une agricultura, pecuária e turismo, deve reunir entre 25 mil e 40 mil visitantes, com intensa programação cultural, shows e atividades educativas.


Esta será a quarta edição consecutiva com participação de criadores de búfalos na feira, reunindo três cabanhas da região metropolitana: Cabanha da Herdade e Cabanha Santa Helena, ambas de Gravataí, e o Sítio Fagundes, de Portão. No total, serão oito animais expostos, entre fêmeas e machos jovens em idade reprodutiva.


O secretário-geral da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) e proprietário da Cabanha da Herdade, de Gravataí, Guilherme Aydos, explica que o evento é uma oportunidade para o público urbano conhecer de perto a criação de búfalos e entender a importância da atividade para a região. “A Fearg é diferente das grandes exposições, porque permite que pequenos produtores participem, apresentem seus animais e façam negócios, mesmo ainda sem o registro genealógico, mas com todos os exames sanitários em dia”, afirma.


Aydos ressalta que o período de realização da feira é estratégico para o setor. “Por acontecer no fim do ano, é um momento ideal para comercialização de terneiros desmamados e aquisição de touros para o próximo ciclo reprodutivo. Além disso, os custos são menores e a proximidade geográfica facilita a participação dos criadores da região metropolitana”, observa.


Segundo o produtor, Gravataí vem se consolidando como referência regional na bubalinocultura. “Hoje temos o remate em Glorinha, o crescimento do número de criadores e uma feira que já se tornou vitrine para a espécie. A Fearg tende a se firmar como a segunda maior mostra de búfalos do Rio Grande do Sul, atrás apenas da Expointer”, completa.


A Fearg é promovida pela Prefeitura de Gravataí, com realização do Sesc, Fecomércio-RS, Senac e Sindicatos Empresariais, e conta com o apoio de diversas entidades e patrocinadores locais. A programação inclui shows, apresentações culturais, área de comércio e agroindústria familiar, exposição de animais e praça de alimentação. A entrada é gratuita.



Comentários


bottom of page