top of page

Ascribu amplia participação na Festa do Búfalo em Passo do Sobrado

  • Foto do escritor: Nestor Tipa Júnior
    Nestor Tipa Júnior
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura
Entidade passará de duas para quatro carcaças assadas e promoverá roda de conversa técnica sobre bubalinocultura (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)
Entidade passará de duas para quatro carcaças assadas e promoverá roda de conversa técnica sobre bubalinocultura (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

A Associação Gaúcha de Criadores de Búfalo (Ascribu) participará da 10ª Festa do Búfalo e 8ª Expofeira, em Passo do Sobrado (RS), ampliando a participação no evento. Neste ano, a entidade passará de duas para quatro carcaças assadas, distribuídas nos dias 14 e 15 de março e nos dias 21 e 22 de março, além de promover no dia 14, às 10h30min, uma roda de conversa sobre bubalinocultura, conduzida pelo criador e diretor da associação, Guilherme Aydos.


O vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, afirma que a presença da entidade reforça o vínculo com o evento. “É uma grande honra para a Associação Gaúcha de Criadores de Búfalo receber o convite para participar da décima Festa do Búfalo na cidade de Passo do Sobrado. É um evento tradicional, que tem importância não só para a região, mas para o Estado, e que enaltece as qualidades do búfalo, permitindo que a associação e os criadores divulguem as qualidades do búfalo”, afirma Gonçalves.


Segundo o dirigente, o aumento no número de carcaças assadas é uma das novidades desta edição. “Normalmente nós assávamos duas carcaças de búfalo. Neste ano nós vamos assar quatro carcaças de búfalo, em quatro dias, para que os participantes possam degustar a carne”, destaca.


A coordenadora de Cultura da Prefeitura de Passo do Sobrado, Tatiana Thiesen, afirma que a festa integra a identidade cultural do município e reúne comunidade e visitantes em dois finais de semana, de 12 a 15 de março e de 20 a 22 de março. “A 10ª Festa do Búfalo e 8ª Expofeira já é uma marca da nossa identidade e um dos principais momentos de integração comunitária e valorização do nosso potencial produtivo”, afirma.


Segundo Tatiana, a bubalinocultura tem papel relevante na história e na economia local, e a tradicional carcaça inteira assada de búfalo se consolidou como um dos principais símbolos da programação gastronômica do evento. “Neste ano contamos novamente com a parceria da Ascribu e também com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), o que amplia a participação das entidades representativas do setor na realização do evento”, destaca.




Comentários


bottom of page