top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Campanha para novos sócios da Gadolando ganha força


A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está realizando uma campanha para novos sócios. A ação vai até o dia 31 de dezembro deste ano e visa benefícios ao criador já associado que apresentar um novo integrante para a entidade. Trata-se da isenção de pagamento do primeiro semestre de 2021. Para conquistar a bonificação, o produtor indicado deve associar-se na categoria Sócio Direto.


Fundada em 1936, a Gadolando é constituída por produtores de leite, criadores, cooperativas, prefeituras, núcleos, importadores e exportadores de animais. O atual presidente, Marcos Tang, destaca a importância desta campanha “Novos Sócios”, afirmando que quanto mais a associação se fortalecer, mais representativa será junto à outras entidades do setor agropecuário, órgãos políticos e lideranças do Estado. “Por isto, estamos trabalhando de forma firme nesta ação para aumentar o número de registros e, assim, ganhar mais força”, ressalta.


O dirigente coloca, ainda, que fazer o registro dos animais, a classificação linear e o controle leiteiro são maneiras de valorizar o indivíduo vaca. “Esta valorização leva ao melhoramento genético. Ao registrar, inevitavelmente o criador acaba cuidando mais do acasalamento. Ao fazer o controle leiteiro, percebe os pontos fracos do animal e tenta melhorar para a geração futura, além disso fica ciente sobre a qualidade do leite de cada vaca individualmente, permitindo ajustes no rebanho. Também ao fazer a classificação morfológica, são acentuadas as qualidades e observados os defeitos do animal. Tudo isto, levará a um acasalamento corretivo para a geração futura”, explica Tang .


O presidente da Gadolando observa que o registro está sendo muito valorizado e ajudando a isentar do ICMS negócios que forem feitos para fora do Estado. Além disto, Tang salienta que o criador tem uma melhor indenização em questões sanitárias, caso necessite. “O criador que registra os seus animais mostra um diferencial, mostra a valorização que dá para o indivíduo que produz o seu sustento”, conclui.


Mais informações sobre a campanha “Novos Sócios” em www.gadolando.com.br.


Foto: JM Alvarenga/Divulgação

bottom of page