top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Programa apresenta avaliação genética para auxiliar seleção na raça Holandesa


O programa de gerenciamento Web+Leite ganhou novas funcionalidades. A partir de agora o criador da raça Holandesa poderá fazer a avaliação genética de seus exemplares. Os animais cadastrados são comparados em uma base de oito milhões de animais cadastrados e registrados em todo o Brasil. Entre os itens destacados estão a produção leiteira, produção de proteína, morfologia, entre outros pontos avaliados.


Conforme o superintendente Técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), José Luiz Rigon, com estes dados o criador pode gerar melhor informação sobre os preceitos genéticos de cada animal na propriedade. "Essa avaliação genética veio para melhorar a vida do produtor para que ele possa fazer a seleção do seu rebanho. O programa avalia 50% sobre produção, 38% sobre morfologia e 12% sobre saúde animal", destaca.


Por meio de gráficos, o produtor poderá fazer uma leitura comparativa de todas as características de cada vaca, tendo a base do sistema em todo o Brasil. As informações são lançadas pelo produtor e o programa, utilizando a base de cálculo já prevista, faz a medição. "Para estar no programa a vaca precisa ter controle leiteiro e classificação linear, lançadas as informações, o próprio Web+Leite faz o levantamento dos índices", explica o superintendente Técnico da Gadolando.


Rigon ressalta também que estes dados podem ser utilizados para o melhoramento genético dos animais fazendo a seleção de acordo com determinadas características dos animais da propriedade. "Se o produtor quer acelerar uma característica para determinado tipo, ele poderá pegar as melhores vacas para aquele índice e fazer a multiplicação desta genética", salienta.


A expectativa é que até o início do próximo ano também seja lançado um aplicativo que facilite a vida do criador da raça Holandesa que irá auxiliar no preenchimento dos dados a serem realizados em tempo real.


Foto: JM Alvarenga/Divulgação

bottom of page