top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Égua de Bagé é a grande campeã da exposição da Três Corações


A Cabanha Três Corações reuniu 110 exemplares da raça na sua primeira Exposição Morfológica, realizada neste final de semana no Parque Tomasine, em Gramado (RS). Contando com a participação de 75 animais confirmados e mais 35 concorrendo na categoria Incentivo, a mostra teve o julgamento de Ricardo Vieira Borges, que foi o responsável pela avaliação da Morfologia na Expointer em 2013, e teve também a supervisão técnica de Rodrigo Py, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

O técnico da ABCCC elogiou a organização do evento e a excelência dos exemplares presentes. “Foi uma exposição que pode ser comparada às nossas morfologias passaporte, devido ao seu alto nível, que foi percebido tanto pela quantidade de animais participantes quanto pela qualidade apresentada”, justifica Py.

Na disputa pelas escarapelas, a grande vitória da mostra foi conquistada pela égua zaina Campana Vicuña, que foi eleita Melhor Exemplar da Raça depois de receber as premiações de Campeã Égua Adulta e Grande Campeã. Outro destaque entre as fêmeas foi a presença da primeira tríplice coroada da raça, Pampeana do Retiro do Ouro, que se sagrou Reservada Grande Campeã da exposição. Já o garanhão Jogo Duro do Portal Gaúcho assumiu a ponta da competição entre os machos garantindo as escarapelas de Campeão Cavalo Adulto e Grande Campeão.Segundo o proprietário da Três Corações, Leonardo Cardoso, a organização saiu satisfeita após a realização do evento que, apesar de ser a primeira mostra promovida pela cabanha, reuniu um grande público vindo de diversas partes da região Sul do país. “O alto nível foi outro diferencial, já que qualquer um dos animais poderia ser o campeão”, destacou o criador, que acredita que a iniciativa representa um grande passo para a cabanha e também para o fomento da raça no município.

A organização do evento ficou a cargo da própria Cabanha Três Corações e contou com o apoio do Núcleo Encosta da Serra de Criadores de Cavalos Crioulos. Ainda no sábado, dia 15, após o término da mostra - que teve uma premiação de mais de R$ 150 mil, considerada a maior em exposições particulares - foi realizado o Leilão Três Corações, que ofertou 47 lotes, entre eles filhas e filhos dos principais reprodutores da raça no momento, e teve faturamento de R$ 1,8 milhão.

Confira os resultados

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça - Grande Campeã - Campeã Égua Adulta Campana Vicuña, filha de Triunfo do Purunã e Campana Quincha; criador e expositor Mário Móglia Suñe - Cabanha Campana, Bagé (RS) Reservada Grande Campeã - Campeão Égua Prenhe Pampeana do Retiro do Ouro, filha de Duque de São Pedro e Baiuca do Retiro do Ouro; criadores Rodrigo Fialho e Sérgio Suñe Pillegi e expositor Eduardo Macedo Linhares - Estância São Pedro, Uruguaiana (RS) 3ª Melhor Fêmea - Reservada Campeã Égua Prenhe Mapuche Fiona, filha de Calfiao Pandillero e Coscojera Cigarra; criador e expositores Osvaldo e Renato Vacinaletti - Cabanha Mapuche, Pomerode (SC) 4ª Melhor Fêmea - Campeã Potranca MenorEstrelada do Mako, filha de Aqui Estoy da Santa Juvita e JA Zoada; criador e expositor Agropecuária do Mako Ltda - Cabanha do Mako, São Lourenço do Sul (RS) MACHOS Grande Campeão - Campeão Cavalo Adulto Jogo Duro do Portal Gaúcho, filho de Chicão de Santa Odessa e Ilhapa de Santa Angélica; criador e expositor José Luiz Teixeira Marcantonio - Portal Gaúcho, Vacaria (RS) Reservado Grande Campeão - Campeão Cavalo Menor Hilário da Dom Manoel, filho de Touro Passo Piloto e Flechada 15 da Alfama; criador e expositor Sérgio Roberto da Silva Nunes - Cabanha Dom Manoel, Gravataí (RS) 3º Melhor Macho - Campeão Potranco Menor Campana Zangano, filho de Triunfo do Purunã e Campana Pátria Gaúcha; criador e expositor Mário Móglia Suñe - Cabanha Campana, Bagé (RS) 4º Melhor Macho – Reservado Campeão Cavalo Adulto Furacão do Ribeirão Bonito, filho de Viragro Rio Tinto e Alegria Sombra; criador Arison Jung e expositor Condomínio Furacão - Cabanha Querência Azul, Osório (RS)

bottom of page