top of page
  • Trajano Silva Remates

Mancha Crioula realiza prova funcional para admiradores da raça


A edição deste ano do Mancha Crioula realiza pela primeira vez uma prova funcional que vai ocorrer no último dia do evento, 19 de fevereiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), no Espaço do Cavalo Crioulo. A prova tem como objetivo agregar a família crioulista, além de possibilitar que admiradores da raça possam participar.

Dividida em duas categorias, infantil e adulta, a prova funcional é muito simples, fácil, divertida e basicamente contra o relógio. O diretor da Trajano Silva Remates, Gonçalo Silva, explica que ela é realizada aos moldes da antiga Equino Latina que existia na Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC) há muitos anos. “É uma prova que também era caracterizada por reunir muitas crianças e mulheres, então estamos a revitalizando com algumas mudanças, com o objetivo de trazer mais pessoas”, enfatiza.

Silva destaca que é excelente o desempenho dos cavalos manchados, Tobianos, Oveiros e Bragados, em provas funcionais. Afirma que é uma alegria ver que o trabalho desenvolvido há mais de dez anos no Mancha Crioula está dando resultado. “A prova disso é o que ocorre no maior palco da raça, a Expointer. Não só na Morfologia como no Freio de Ouro, ou seja, muitos desses animais que vem se destacando nas primeiras colocações são Bragados, Oveiros e Tobianos”, informa Silva.

A demanda por essas pelagens tem sido muito forte. Silva cita alguns exemplos de animais que conquistaram boas colocações. Um deles é o tobiano Expresso do Elebê. que ficou em sétimo lugar recentemente no Freio de Ouro. Outro é o Impulso de Pai Passo que é um gateado que há cerca de dois anos ficou entre os três melhores da Expointer. “Então realmente é muito satisfatório vermos que esse trabalho vem sendo ratificado pelos criadores e que estamos colhendo frutos”, ressalta Silva.

Mancha Drive

O Mancha Crioula também vai proporcionar este ano que o visitante monte um cavalo Crioulo. No Mancha Drive, será possível fazer realmente um teste drive, passear pelo local e até participar da Prova Funcional. Estarão à disposição cavalos mansos, em sua maioria castrados. “Também se o novo cliente gostar, esse cavalo estará à venda com preço fixo, ou seja, fora de remate, vai ser tipo um shopping”, esclarece o diretor da leiloeira.

As inscrições para a exposição vão até o dia 5 de fevereiro. O Mancha Crioula ocorre de 17 a 19 de fevereiro. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site da Trajano Silva Remates www.trajanosilva.com.br.

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

bottom of page