top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Julgamento do gado Holandês na Fenasul Expoleite consagra exemplar de Salvador do Sul


A presença do público novamente em um julgamento da raça holandesa emocionou criadores e expositores que participaram do evento neste sábado, 21 de maio, que fez parte da programação da Fenasul Expoleite. A pista do gado leiteiro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), rodeada por adultos, jovens e crianças demonstrou, conforme a direção da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), que a vaca holandesa chama a atenção por onde desfila.


A Grande Campeã foi Granja GR Progresso 168 Commander, do expositor Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul (RS). Wallauer disse que foi muito emocionante ter ganho o primeiro prêmio lugar, assim como a Reservada, com Granja GR Progresso 196 TE Doorman. “Trazer os animais requer muito trabalho. Agora, vamos levá-los para casa e fazer a Fertilização In Vitro (FIV) para melhorar o plantel ainda mais”, informou.


O presidente da Gadolando, Marcos Tang, afirmou que a escolha do juiz foi muito acertada, uma vez que ele é bastante didático e mesmo quem não é criador conseguiu entender as considerações feitas. O dirigente também ressaltou que o julgamento apresentou muita genética em uma quantidade bem aceitável no número de animais participantes. “Devido aos custos para participar, a tendência é cada vez ter menos animais nas exposições. Se for possível ter dez exemplares em uma categoria está muito bom, porque se consegue muito mais qualidade”, destacou, afirmando que não há perdedores mesmo entre os produtores que não tiveram as suas vacas premiadas.


Tang reforçou, ainda, que quando o produtor fica com seu animal na fila das campeãs é maravilhoso. Segundo o presidente da Gadolando, conforme disse o juiz, os sistemas mamários apresentados são para produzir de 50 a 60 litros de leite. “O produtor que tem esse tipo de ferramenta na mão, essas matrizes, decide através do manejo e da nutrição quanto de leite irá tirar por dia, se entre 20 e 50 litros”, observou, salientando que o produtor está conseguindo aliar paixão ao conhecimento e aplicar isso nas suas matrizes. “Um grande público e um julgamento explicativo são prenúncios de uma Expointer também com pista cheia”, concluiu.


De acordo com Altair Antonio Valloto, jurado oficial do gado Holandês há mais de 30 anos e que foi responsável pelo julgamento neste sábado, neste momento tão difícil em que expositores e criadores enfrentaram uma pandemia, as vacas não pararam de dar leite. “Fomos resilientes apesar de todas as dificuldades e isso é ser produtor de leite no Brasil e no mundo e merece todo o nosso respeito”, enfatizou, lembrando também que as associações não pararam. Sobre a Grande Campeã, Valloto elogiou a largura de membros posteriores, profundidade de úberes, força, angulosidade, abertura de peito, capacidade respiratória e cardíaca.


O criatório também levou o título de melhor fêmea jovem com o exemplar Fort Francelina Carrasco 1735. Já a melhor vaca jovem da exposição foi Sta Clara Letícia 34133 Vitoriosa Denver, de Beatriz, Jean e Elói Gallina, de Carlos Barbosa (RS).


Foto: JM Alvarenga/Divulgação

bottom of page