top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Pato Branco passaporteia mais oito Cavalos Crioulos para a Final na Expointer 2024


Encerrando as atividades no circuito morfológico do Cavalo Crioulo do ano de 2023, o sudoeste do estado do Paraná foi o local escolhido para receber o sexto e último Passaporte Morfológico de Primavera, rumo à Final da Morfologia Expointer 2024, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Durante os dias 15 e 16 de novembro, 73 exemplares da raça, entraram na pista do Parque de Exposições de Pato Branco, no evento realizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná (NCCCSP), que teve como jurado principal Mateus Gularte da Silveira e trabalhos como jurado auxiliar de Fernando Harger, além de supervisão técnica de Thiago Orlando.


Em uma pista pesada, onde a homogeneidade dos exemplares foi destaque, a dupla de jurados conseguiu destacar qualidades e mais qualidades das fêmeas que entraram em pista nesse Passaporte, e os pouco detalhes, foram os pontos para perder a colocação para a concorrente mais completa. E foi dessa maneira que a égua adulta, São José das Lages Açoiteira, conquistou o primeiro prêmio de Categoria, Campeã Égua Adulta, e o tão importante título de Grande Campeã do Passaporte de Pato Branco/PR. "É uma égua completa! Bom avanço, excelentes andaduras, boa cabeça, bom tronco e muito bem aprumada", destacou o jurado Mateus Gularte da Silveira, durante o desfile das quatro fêmeas selecionadas e premiadas por ele.


Habituada a pisar nas areias da Arena do Cavalo Crioulo, é a quarta vez que a Açoiteira irá participar da Final Morfológica durante a Expointer. A colorada bragada salina é de criação do Técnico e Criador do Cavalo Crioulo, Adolfo José Martins Neto, que na ocasião estava presente e destacou com tamanha emoção a conquista da exemplar: "É muito gratificante ver um animal da minha marca consagrando-se campeão, é uma colheita de frutos. Mas mais que isso, aqui ela é exposta pelo Ataíde, que é atual proprietário da égua, e eu fico muito feliz, como criador, em poder proporcionar a realização de sonhos, ainda mais para criadores apaixonados pela raça que estão iniciando esse processo". A filha de Nuvioso da Reconquista e Santa Mônica Balsa, de criação de Adolfo José Martins Neto, é exposta por Ataíde Lycenko, Chácara Morada do Sol, de Guarapuava, Paraná.


Usando o ditado popular "é chover no molhado", para referir-se para destacar as qualidades dos Machos que entraram em pista, o jurado principal Mateus Gularte da Silveira, abriu os comentários sobre os Campeões do Passaporte de Pato Branco, onde quem puxou a fila foi o Campeão de Categoria e Campeonato Potranco Maior, Orgulho da Pátria Xucra, que também foi escolhido como Melhor Exemplar da Raça. "Muito boa cabeça, linha de cima firme, antebraço musculoso, muito uniforme anterior e posterior, potrilho de muita classe", destacou o jurado ao comentar sobre Orgulho. Fazendo jus ao seu nome, quando questionado o criador e expositor Bruce Quatrin Buzzeto, os elogios só aumentam "É um cavalo que só nos traz alegrias em todas saídas de casa ele conquistou títulos, valorizando seu nome e nos dando muito orgulho". O reprodutor colorado é um filho de AS Malke Tormento – TE e Abençoada da Divisa Gaúcha, criação e exposição Cabanha Pátria Xucra, de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.


Sem registros históricos, é a primeira vez que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos ( ABCCC), realiza a iniciativa de realizar os Passaportes de Primavera. Outras cinco cidades já sediaram o evento neste ciclo 2024, entre elas a cidade de Santa Catarina, Lages; além das realizadas em território gaúcho, como aconteceu em São Gabriel, Pelotas, Alegrete e Rolante, e por fim, o estado paranaense, levando o passaporte para Pato Branco.


Como destacado pelo jurado Mateus Gularte da Silveira, a iniciativa proporciona a continuidade no aproveitamento do preparo realizado por criadores e cabanheiros. "Parabenizo primeiramente a ABCCC pela iniciativa excelente em realizar os Passaportes de Primavera, onde valoriza o trabalho de preparação dos cabanheiros e proprietários, possibilitando que animais que já vinham sendo preparados e participaram do ciclo anterior, pudessem ser julgados, tentassem uma vaga no ciclo seguinte, até já sendo classificados, e não precisassem esperar até os Passaportes de Outono para isso", enfatizou o jurado.

Confira o resultado


MACHOS


Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça

ORGULHO DA PÁTRIA XUCRA

Criador: BRUCE QUATRIN BUZZETO Expositor: BRUCE QUATRIN BUZZETO Estabelecimento: CABANHA PÁTRIA XUCRA, Frederico Westphalen (RS)


Reservado Grande Campeão

SEMENTES AURORA BOM DE BRIGA

Criador: PARCERIA EDUARDO E ROMULO DE BORTOLI Expositor: PARCERIA EDUARDO E ROMULO DE BORTOLI Estabelecimento: SEMENTES E CABANHA AURORA, Cruz Alta (RS)


Terceiro Melhor Macho

ZEUS DO RECANTO CRIOULO

Criador: ADELMO HESS Expositor: CONDOMINIO ZEUS


Quarto Melhor Macho

SEMBRADOR DO MORRO CHATO

Criador: MARLUS ARRUDA SILVA Expositor: MANUELLA RIBEIRO ARRUDA SILVA Estabelecimento: Cabanha Morro chato, Painel (SC)


FÊMEAS


Grande Campeã

SÃO JOSÉ DAS LAGES AÇOITEIRA

Criador: ADOLFO JOSÉ MARTINS NETO Expositor: ATAIDE LYCENKO Estabelecimento: CHÁCARA MORADA DO SOL , Guarapuava (PR)


Reservada Grande Campeã

TR DESTACADA

Criador: ELIETE VIGNAGA TONUS Expositor: ELIETE VIGNAGA TONUS Estabelecimento: CABANHA TRADIÇÃO CRIOULA, Pato Branco (PR)


Terceira Melhor Fêmea

CRC POR UNA ENCANTADA

Criador: RODRIGO, ADEMAR E MARIO CASTELLI Expositor: RODRIGO, ADEMAR E MARIO CASTELLI Estabelecimento: CABANHA GUAMIRIM, Fontoura Xavier (RS)


Quarta Melhor Fêmea

JORNADA DO FUNDO DA SERRA

Criador: CRISTIANO SOUZA DA ROSA Expositor: CRISTIANO SOUZA DA ROSA Estabelecimento: CABANHA FUNDO DA SERRA, São Joaquim (SC)


Fotos: Felipe Ulbrich/Divulgação

Comments


bottom of page