top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Raça Crioula define campeões da Morfologia durante a Expogrande


Pela primeira vez marcando presença em uma edição da Expogrande, a raça Crioula fez bonito em pista no final de semana inicial da feira. Neste sábado, 26 de abril, 106 animais disputaram a etapa sul-matogrossense da Morfologia, prova que avalia a estrutura e a beleza dos equinos, em evento no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). Os oito melhores classificados vão disputar a grande final da competição em setembro, durante a Expointer, que se realiza em Esteio (RS).

O presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul), Francisco Maia, apontou que a raça Crioula foi a que contou com a maior participação de animais na feira com 126 animais na morfologia e outros 42 presentes que foram ofertados em leilão na noite de sábado. No ano passado apenas 41 exemplares participaram do passaporte para a grande final no Rio Grande do Sul. “São animais belíssimos e que tem tudo a ver com a cultura e história do nosso povo. Com certeza o novo parque precisará dedicar um espaço exclusivo para o cavalo Crioulo”, argumentou Maia ao se referir ao projeto de construção do Parque do Cavalo, que terá 42 hectares.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul, Edmundo Rodrigues Filho, estava orgulhoso com o número de pessoas no entorno da pista. Analisaque o Mato Grosso do Sul é muito forte na pecuária e até então o cavalo Crioulo era um gigante adormecido no Estado e que agora começa a despertar. “Um evento só tem valor quando tem a presença de criadores”, explica Rodrigues Filho ao complementar que a exposição deverá ficar na história do Núcleo.

E os números comprovam o crescimento da raça Crioula no Mato Grosso do Sul. Em 2013, a alta no número de animais no Estado foi de 10,5% ante o ano anterior. Hoje a manada sul-matogrossense é de 2.082 exemplares, a maior entre os Estados do Centro Oeste brasileiro. No ano passado os negócios envolvendo cavalos Crioulos ultrapassaram a marca de R$ 183 milhões em todo o país.

Na pista, o melhor exemplar da raça ficou com a Balaquera Tranqueador, da Cabanha Norte Velho, de Conselheiro Mairinck (PR). A égua, que no ano passado foi a terceira Melhor Potranca Maior da Expointer, venceu o grande campeão Nobre do Recanto Crioulo, da Estância Três Coxilhas, Barra velha (SC).

Confira os vencedores de Campo Grande

Fêmeas

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça Balaquera Tranqueador, do expositor Daniel Hungaro Driessen da Cabanha Norte Velho, de Conselheiro Mairinck (PR) Reservada Grande Campeã Flor de Liz do Barrozo, do expositor Marcos Gomes Antunes da Fazenda Barrozo, de Castro (PR) 3ª Melhor Fêmea Nobreza do Recanto Crioulo, do expositor Adelmo Hess da Estância Três Coxilhas, de Barra Velha (SC) 4ª Melhor Fêmea Baioneta da Rossato, do expositor Fabricio de Assis Rossato da Cabanha do Rossatto, de Curitiba (PR) Machos Grande Campeão Nobre do Recanto Crioulo, do expositor Adelmo Hess da Estância Três Coxilhas, de Barra Velha (SC) Reservado Grande Campeão Estribillo da Fazfar, do expositor Ricardo Pinto Faria da Fazenda Faria, de Registro (SP) 3º Melhor Macho Favorito do Barrozo, do expositor Marcos Gomes Antunes da Fazenda Barrozo, de Castro (PR) 4º Melhor Macho Jesus Maria da Bela Aliança, do expositor Francisco Carlos Habowsky da Cabanha Bela Aliança, de São Bento do Sul (SC)

bottom of page