top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Conflitos entre gerações ainda precisam ser superados na sucessão familiar


Os problemas enfrentados na sucessão rural foi o assunto da palestra do sócio proprietário e consultor da empresa Safras & Cifras, Cilotér Borges Iribarrem, durante a manhã desta quarta-feira, dia 4 de junho, no Seminário Cooplantio, que é realizado no Centro de Eventos do Hotel Serrano em Gramado (RS). O especialista procurou mostrar aos participantes a transformação das propriedades familiares em empresas com gestão moderna.

Segundo o consultor, o fundamental para o bom andamento desta transição é a transparência nos negócios em família. Iribarrem reforça que o ciclo atual de administração é o da governança e que o desafio está em entender a complexidade desta transformação. "Os negócios vão ficar cada vez maiores e mais complexos, pois muitas propriedades têm três gerações trabalhando no mesmo espaço", comenta.

O mais importante, de acordo com o especialista, é separar a relação de família e de negócios para evitar os atritos que são comuns nestes convívios. O diretor da Safras & Cifras lembrou que os princípios das empresas são o de lucros e investimentos enquanto os princípios das famílias são as satisfações das necessidades pessoais. Além disso, ainda é preciso quebrar alguns paradigmas entre gerações no processo decisório. "Os pais passam a ter medo de perder o poder e resistem à sucessão. Já os filhos querem ter mais autonomia", observa.

Iribarrem afirma que no processo de sucessão conduzido pela empresa alguns resultados já foram positivos das ações desenvolvidas para qualificar os negócios familiares como a continuidade das atividades por mais gerações, crescimento econômico da empresa e relação harmoniosa entre pais e filhos. Entre as sugestões dadas pelo consultor nesta transição estão a proteção aos pais e a clareza para evitar a ruptura na família. "Mas a mais importante ainda é passar para as novas gerações a paixão pelas raízes da família e pelo próprio negócio", complementa.

bottom of page