top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Gestão da planta é necessidade para aumentar produtividade das lavouras


Abrindo a programação do último dia do Seminário Cooplantio, que ocorre no Centro de Eventos do Hotel Serrano em Gramado (RS), o gestor de Marketing e Serviços da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Dirceu Gassen, falou aos participantes sobre a gestão da planta. Antes de entrar no tema, situou os produtores sobre a responsabilidade que têm na produção de alimentos.

Gassen lembrou dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que mostram que no Brasil 11,4% dos estabelecimentos rurais movimentam 87% da produção. No comparativo, os números ficam próximos aos dos Estados Unidos e da Europa, com 11,1% e 13,9% respectivamente. Com mais de 90% da população localizada no hemisfério Norte, o dirigente da Cooplantio reafirmou o compromisso dos agricultores brasileiros em ter eficácia na produção de alimentos. "Somos um grupo que está produzindo entre 100% e 100% da média. Somos um grupo pequeno representando a eficiência da produção", salienta.

Depois, o especialista falou sobre questões técnicas para o desenvolvimento das plantas. Para Gassen, é fundamental entender os processos e o manejo das lavouras para que possa se explorar o maior rendimento na propriedade. "O potencial da planta é definido pela qualidade do processo de semeadura", reforça.

Além do processo de semeadura, o gestor da Cooplantio avalia que procedimentos como a nutrição da planta, buscando a necessidade que elas tem para produzir mais, e a sanidade, procurando manter as folhas verdes até o final da safra, são elementos fundamentais para aumento da produtividade. Para finalizar, Gassen afirmou que cada vez mais é importante investir em conhecimento e treinamento no campo. "Precisamos levar conhecimento a todos e fazer a mudança para produzir mais", completa.

bottom of page